Classificação morfossintática

ágape é um Substantivo, feminino singular ;

“Ágape” em grego significa “amor”. Esse é o amor fraternal e espiritual entre camaradas, irmãos e irmãs, entre a família, entre casais e seus filhos (quando de fato existe o sentimento fraterno, e não uma mera convenção social de fachada). Ágape é o amor afetivo isento de conotações sexuais, isento de segundas intenções, isento de malícia e de interesses pessoais. Sendo Ágape o amor de afeição, é também amor de satisfação, pois uma fraternidade, quer seja entre irmãos de sangue ou não, quer seja entre esposo e esposa, quer seja entre um núcleo familiar, etc., esse amor satisfaz porque é compartilhado e tem resposta entre todos aqueles que se reúnem para formar uma fraternidade de homens, mulheres e crianças. Amor ao próximo.

Tipos de Amor:

- Amor Eros: Significa sentimentos baseados na atração sexual e desejos ardentes. Relação entre homens e mulheres;

- Amor Philos (Philia): é o amor de amizade, fraternidade, o amor que sentimos por familiares e amigos;

- Amor Storgé: O mais benéfico dos afetos, acontece especialmente com a família e entre seus membros, normalmente afeição de Pais aos filhos;

- Amor Agapé: Amor incondicional, baseado em comportamentos e pela escolha, sem esperar nada em troca.

Dentro dos tipos de amores, nem eros e nem storgé estão descritas no Novo Testamento. Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, ele usa o Amor Ágape. Sempre lida em casamentos cristãos. A parte que estou falando é a Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios, Capítulo 13.
  


O ágape recebeu um uso maior pelos escritores Cristãos mais antigos como a palavra que denotou especificamente o amor Cristão .
Os escritores Cristãos descreveram geralmente o ágape, como exposto por Jesus, como uma expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não discrimina, não tem nenhuma pré-condição, e é algo que se decide fazer voluntariamente

O Apóstolo Paulo descreve o amor como segue: "O amor (ágape) é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha.? (I Coríntios, 13, 4:8).
  


Amor total, o amor que devora quem o experimenta. Quem conhece e experimenta Ágape vê que nada neste mundo têm importância, apenas amar.

Ágape é o amor de Jesus por nós.
  

Originariamente seria banquete, refeição, reunião

A comunão é um ágape divino.
  


Amor de Deus que motiva todas as ações de Deus, seja para com o mundo espiritual, seja para com o homem, ou até mesmo no interrelacionamento da trindade. Fruto do amor de Deus: amor, alegria, paz,paciencia, bondade, fidelidade, mansidão e dominio próprio.

O amor ágape(Deus) é aperfeiçoado pela obediência, pela motivação e inspiração de todas as ações.
  

Ágape vai muito mais além que "Amor Fraternal" ou "Ápice de uma reunião", mas sim, cofraternização, pois esta sim quer dizer que todas as definições citadas estão em plena ação. Só assim podemos ter um verdadeiro Àgape.

"Oh! quão bom que todos os irmão vivam em união". Isto sim é Àgape de verdade e em ação.
  

Um tipo de amor que só pode ser sentido por Deus.

Deus tem amor ágape por nós.
  

Ágape é o amor de Deus. Amor sem interesse de retribuição é a gente perder tempo com o irmão se doando servindo ao irmão sem mesno ser seu parente amigo ou cinhecido não visando lucro nem elogios,ou alguma retribuição como amou Jesus às pessoas sem distinçao de reça, religião ouposiçao social. Um rico ou um marginalizado têm o mesmo amor , o mesmo carinho.

O amor ágape é o mais puro de todos.
  

Outras informações sobre ágape:

Palavras com 5 Letras
A Palavra ágape possui 5 Letras
A Palavra ágape possui 3 vogais - a a e
A Palavra ágape possui 2 consoantes - g p
A Palavra ágape ao contrário: Epagá

2 páginas - 13 Definições