Escala, tonalidade ou claviarmadura (armadura clávica) que contêm três sustenidos. Observação: As alterações para as escalas menores melódicas e harmônicas são escritas se forem necessárias. O plural de 3S é 3Ss.

Exemplos de acordes triádicos e tetrádicos e suas inversões formados em 3Ss:

A, A/C#, A/E = A-C#-E - C#-E-A - E-A-C#;
A7M, A7M/C#, A7M/E, A7M/G# = A-C#-E-G# - C#-E-G#-A - E-G#-A-C# - G#-A-C#-E;
Bm, Bm/D, Bm/F# = B-D-F# - D-F#-B - F#-B-D;
Bm7, Bm7/D, Bm7/F#, Bm7/A = B-D-F#-A - D-F#-A-B - F#-A-B-D - A-B-D-F#;
C#m, C#m/E, C#m/G# = C#-E-G# - E-G#-C# - G#-C#-E;
C#m7, C#m7/E, C#m7/G#, C#m7/B = C#-E-G#-B - E-G#-B-C# - G#-B-C#-E - B-C#-E-G#;
D, D/F#, D/A = D-F#-A - F#-A-D - A-D-F#;
D7M, D7M/F#, D7M/A, D7M/C# = D-F#-A-C# - F#-A-C#-D - A-C#-D-F# - C#-D-F#-A;
E, E/G#, E/B - E-G#-B - G#-B-E - B-E-G#;
E7, E7/G#, E7/B, E7/D = E-G#-B-D - G#-B-D-E - B-D-E-G# - D-E-G#-B;
F#m, F#m/A, F#m/C# = F#-A-C# - A-C#-F# - C#-F#-A;
F#m7, F#m7/A, F#m7/C#, F#m7/E = F#-A-C#-E - A-C#-E-F# - C#-E-F#-A - E-F#-A-C#;
G#dim, G#dim/B, G#dim/D = G#-B-D - B-D-G# - D-G#-B;
G#m7b5, G#m7b5/B, G#m7b5/D, G#m7b5/F# = G#-B-D-F# - B-D-F#-G# - D-F#-G#-B - F#-G#-B-D.
  


Escala, tonalidade ou claviarmadura (armadura clávica) que contêm três sustenidos. Observação: As alterações para as escalas menores melódicas e harmônicas são escritas se forem necessárias. O plural de 3S é 3Ss.

Cá se encontram os sete modos gregos dos 3Ss:

Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#-Sol#: 3Ss Jônios (Lás Jônios ou Lás Maiores);
Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#-Sol#-Lá: 3Ss Dórios (Sis Dórios);
Dó#-Ré-Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si: 3Ss Frígios (Dós Sustenidos Frígios);
Ré-Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#: 3Ss Lídios (Rés Lídios);
Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré: 3Ss Mixolídios (Mis Mixolídios);
Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi: 3Ss Eólios: (Fás Sustenidos Eólios ou Fás Sustenidos Menores);
Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#: 3Ss Lócrios (Sóis Sustenidos Lócrios).

Os 3Ss somente se encontram nas 6143-2507s.
  

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português