Escala, tonalidade ou claviarmadura (armadura clávica) que contêm quatro sustenidos. Observação: As alterações para as escalas menores melódicas e harmônicas são escritas se forem necessárias. O plural de 4S é 4Ss.

Exemplos de acordes triádicos e tetrádicos e suas inversões formados em 4Ss:

E, E/G#, E/B = E-G#-B - G#-B-E - B-E-G#;
E7M, E7M/G#, E7M/B, E7M/D# = E-G#-B-D# - G#-B-D#-E - B-D#-E-G# - D#-E-G#-B;
F#m, F#m/A, F#m/C# = F#-A-C# - A-C#-F# - C#-F#-A;
F#m7, F#m7/A, F#m7/C#, F#m7/E = F#-A-C#-E - A-C#-E-F# - C#-E-F#-A - E-F#-A-C#;
G#m, G#m/B, G#m/D# = G#-B-D# - B-D#-G# - D#-G#-B;
G#m7, G#m7/B, G#m7/D#, G#m7/F# = G#-B-D#-F# - B-D#-F#-G# - D#-F#-G#-B - F#-G#-B-D#;
A, A/C#, A/E = A-C#-E - C#-E-A - E-A-C#;
A7M, A7M/C#, A7M/E, A7M/G# = A-C#-E-G# - C#-E-G#-A - E-G#-A-C# - G#-A-C#-E;
B, B/D#, B/F# = B-D#-F# - D#-F#-B - F#-B-D#;
B7, B7/D#, B7/F#, B7/A = B-D#-F#-A - D#-F#-A-B - F#-A-B-D# = A-B-D#-F#;
C#m, C#m/E, C#m/G# = C#-E-G# - E-G#-C# - G#-C#-E;
C#m7, C#m7/E, C#m7/G#, C#m7/B = C#-E-G#-B - E-G#-B-C# - G#-B-C#-E - B-C#-E-G#;
D#dim, D#dim/F#, D#dim/A = D#-F#-A - F#-A-D# - A-D#-F#;
D#m7b5, D#m7b5/F#, D#m7b5/A, D#m7b5/C# = D#-F#-A-C# - F#-A-C#-D# - A-C#-D#-F# - C#-D#-F#-A.
  


Escala, tonalidade ou claviarmadura (armadura clávica) que contêm quatro sustenidos. Observação: As alterações para as escalas menores melódicas e harmônicas são escritas se forem necessárias. O plural de 4S é 4Ss.

Cá se encontram os sete modos gregos dos 4Ss:

Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré#: 4Ss Jônios (Mis Jônios ou Mis Maiores);
Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré#-Mi: 4Ss Dórios (Fás Sustenidos Dórios);
Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré#-Mi-Fá#: 4Ss Frígios (Sóis Sustenidos Frígios);
Lá-Si-Dó#-Ré#-Mi-Fá#-Sol#: 4Ss Lídios (Lás Lídios);
Si-Dó#-Ré#-Mi-Fá#-Sol#-Lá: 4Ss Mixolídios (Sis Mixolídios);
Dó#-Ré#-Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si: 4Ss Eólios: (Dós Sustenidos Eólios ou Dós Sustenidos Menores);
Ré#-Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#: 4Ss Lócrios (Rés Sustenidos Lócrios).

Os 4Ss somente se encontram nas 7052-3416s.
  



1 página - 2 Definições