Abrilada

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Abrilada é um Substantivo, feminino singular ;

No dia 30 de Abril de 1824, o Infante D. Miguel, que havia sido nomeado generalíssimo do Exército Português, fez deter, nos calabouços do Castelo de São Jorge e nos da Torre de Belém, importantes personalidades civis e militares do país. Entre elas destacavam-se as figuras do Intendente-geral da Polícia, barão de Rendufe, o duque de Palmela (então no governo em coligação com o conde de Subserra) e o visconde de Santa Marta. D. Miguel, que contava com o apoio de sua mãe Carlota Joaquina, considerava-os culpados de serem partidários do liberalismo e de conspirarem contra seu pai, D. João VI. Na declaração que profere nesta ocasião, D. Miguel diz ainda ser sua intenção acabar com o que denominava de "pestilenta cáfila de pedreiros-livres", numa referência à Maçonaria liberal e constitucional. Enviou, então, diversos corpos militares ao antigo Palácio dos Estaus (onde se situa hoje o Teatro Nacional D. Maria II), no Rossio, em Lisboa, aí instalando o seu quartel-general. Deu ordens ainda para que se impusesse cerco ao Palácio da Bemposta, onde estava o rei, acompanhado do seu conselheiro inglês, o general William Carr Beresford. Para a resolução deste conflito foi determinante o apoio do corpo diplomático em Portugal, nomeadamente a ação do embaixador francês Hyde de Neuville. Numa tentativa de apaziguamento, aquele diplomata conseguiu entrar no palácio e convencer o rei a chamar o filho. Alcançou-se, desse modo, um acordo que fez regressar as tropas aos quartéis, mas que mantinha os detidos encerrados, com excepção de Palmela, que se refugiou num navio inglês, prosseguindo assim a situação de instabilidade política e militar. Em Maio, os diplomatas ajudaram D. João VI a refugiar-se no navio britânico "HMS Windsor Castle", de onde tomou uma série de medidas: demitiu D. Miguel do seu cargo no Exército, ordenou a libertação dos presos políticos e a captura dos apoiantes do filho, que foi intimado a vir a bordo. Assim retido, D. Miguel foi obrigado a embarcar com destino à França na fragata Pérola, pondo-se fim à sublevação dos miguelistas. O infante foi dali deportado para Viena, e Dona Carlota Joaquina foi internada no Palácio de Queluz.

"Mesmo isolada, em 1824 conspirou para fazer de seu filho predileto, D. Miguel, rei de Portugal no movimento conhecido como "Abridela"."
(Trecho do livro "1808" - Cap.14 (Carlota Joaquina), de Laurentino Gomes)
  


1. Episódio ocorrido em 1832 em Pernambuco no período Regencial, após a abdicação de Dom Pedro I e sua volta à Europa.

A abrilada, em História do Brasil foi um episódio ocorrido em 1832 na então Província de Pernambuco, que se insere no Período Regencial, no contexto da série de Motins em Pernambuco.
  

Outras informações sobre Abrilada:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Abrilada possui 8 Letras
A Palavra Abrilada possui 4 vogais - a i a a
A Palavra Abrilada possui 4 consoantes - br l d
A Palavra Abrilada ao contrário: Adalirba
Busca reversa Onomasiológica por Abrilada
Visualize Abrilada

1 página - 2 Definições