Classificação morfossintática

Alegoria é um Substantivo, feminino singular ;

É uma representação figurativa que transmite um significado outro que o da simples adição ao literal. É geralmente tratada como uma figura da retórica. Uma alegoria não precisa ser expressa na linguagem: pode dirigir-se aos olhos e, com frequência, encontra-se na pintura, escultura ou noutra forma de arte mimética. O significado etimológico da palavra é mais amplo do que o que ela carrega no uso comum. Embora semelhante a outras comparações retóricas, uma alegoria sustenta-se por mais tempo e de maneira mais completa sobre seus detalhes do que uma metáfora, e apela a imaginação da mesma forma que uma analogia apela à razão. A fábula ou parábola é uma alegoria curta com uma moral definida.

Vamos ao carnaval com lindas alegorias.
  


É uma representação que transmite outro significado em adição ao significado literal de um texto. Em outras palavras, empregamos a alegoria quando queremos falar indiretamente de algo, usando uma outra ideia, normalmente, por meio de uma ligação de moral.

O Brasil é um país de dimensões continentais.
  

Figura de linguagem utilizada para representar fatos, cujo sentido pode ter também um sentido contrário do que quer ser dito.

O Mito da Caverna de Platão
O Tecelão dos tempos de Durval Muniz Albuquerque
  


Outras informações sobre Alegoria:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Alegoria possui 8 Letras
A Palavra Alegoria possui 5 vogais - a e o ia
A Palavra Alegoria possui 3 consoantes - l g r
A Palavra Alegoria ao contrário: Airogela
Busca reversa Onomasiológica por Alegoria

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português