Letra A
39301 Palavras

Amigo-da-onça

1 Definição encontrada.
 
Imagens:

Significados de Amigo-da-onça :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  61 sobe, 19 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Amigo-da-onça

Por (MS) em 14-07-2007

Substantivo masculino
Designa o indivíduo que, aparentemente é amigo, mas que que, sempre que pode, trai as amizades, amigo falso, hipócrita, infiel, sacana; amigo-urso.
Etim.: o substantivo surgiu a partir de um personagem do cartunista Périclres Maranhão, uma figura acafagestada, debochada, galhofeira, publicada pela revista semanal "O Cruzeiro" desde 1943; e que deixou de ser desenhada em 1961, com a morte do seu autor. Satírico, irônico e crítico dos costumes brasileiros, o Amigo da Onça aparece em diversas ocasiões desmascarando seus interlocutores ou colocando-os nas mais embaraçosas situações. Foi extremamente popular, revelando o gosto do brasileiro pelas ações irônicas e debochadas, não raro sádicas, do personagem. é um dos insultos mais utilizados no Brasil até hoje, embora muitas pessoas não mais saibam da sua origem.

Genésio é amigo-da-onça; bastou eu ir ao banheiro pra ele tentar cantar a minha namorada.




Outras Informações:

Palavras com 13 letras

A palavra possui 6 vogais - a i o- a-o a
A palavra possui 7 consoantes - m g -d - nc
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Amigo-da-onça - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®