Classificação morfossintática

Antitruste é um Adjetivo, masculino singular ;
Antitruste é um Adjetivo, feminino singular ;

É a Lei que se destina a punir práticas anticompetitivas que usam o poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência.
(Fonte: Wikipedia)

Podem ser usadas por governantes para favorecer determinadas empresas. Uma prefeitura, por exemplo, poderia dar para uma determinada empresa exclusividade de certo recurso existente na cidade, o que faria com que a empresa beneficiada possa produzir com menos custos, ou então prender a nova empresa em entraves legais.
As empresas dominantes também podem exercer práticas anticompetitivas como, preços predatórios e cartéis. Na prática de preços predatórios a empresa joga o preço de seu produto abaixo de seus custos, visando eliminar a concorrência, valendo-se do seu "poder de mercado" para impedir a entrada de novos competidores e assim manter a sua posição e usufruir de lucros econômicos excessivos. Já nos cartéis ou "acordos entre empresas do mesmo ramo", as empresas sobem seus preços na mesma margem para não perderem consumidores ou ainda baixam para eliminar um novo concorrente. As práticas anticompetitivas também podem ser realizadas através de acordos de exclusividade, vendas casadas e discriminação de preços, no qual o produtor usa de seu poder de mercado para estabelecer preços díspares.
(Fonte: Wikipedia)
  


Outras informações sobre Antitruste:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Antitruste possui 10 Letras
A Palavra Antitruste possui 4 vogais - a i u e
A Palavra Antitruste possui 6 consoantes - nt tr st
A Palavra Antitruste ao contrário: Etsurtitna
Busca reversa Onomasiológica por Antitruste

1 página - 1 Definição



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português