Classificação morfossintática

Atroz é um Adjetivo, masculino singular ;
Atroz é um Adjetivo, feminino singular ;

De grande perversidade, cruel, desumano, impiedoso, (vingança atroz.).
Horrível de suportar (dor atroz.).
Desagradável, horrível (um tempo atroz; uma feiúra atroz.).

SOBREVIVÊNCIA EM RISCO
Além do resgate das idéias clássicas anticlericais e ateístas, esta tríade de pensadores contemporâneos chama a atenção para outro fato: tanto a pregação da intolerância religiosa contra os “infiéis” e contra os “ateus” como a interpretação ao pé da letra dos ditos livros sagrados, além de desrespeitar a liberdade individual e de interditar os avanços das ciências, podem colocar em risco até mesmo a sobrevivência da humanidade. Nesse particular (sem falar do dogmatismo religioso a respeito de questões como o aborto, a transfusão de sangue, o uso de preservativos, as células tronco etc.), é importante lembrar que, em muitas das escolas primárias dos EUA onde a Bíblia é usada como livro didático, continua sendo proibido mencionar o nome de Darwin, assim como fazer menção às suas teorias evolucionistas. Daí o espirituoso alerta de Harris: “Os que têm o poder de eleger presidentes, deputados e senadores – e muitos dos que são eleitos – acreditam que os dinossauros sobreviveram aos pares na arca de Noé, que a luz de galáxias distantes foi criada a caminho da Terra e que os primeiros membros da nossa espécie foram modelados a partir do barro e do hálito divino, em um jardim com uma cobra falante e pela mão de um Deus invisível”.

E o mais bizarro de tudo isso é que esse Deus absconditus tem sido o motivo principal de muitas chacinas, de muitas imposturas e de incontáveis sofrimentos. Se pelo menos aparecesse, desse uma pista aos homens de pouca fé... Mas não, prefere o anonimato e a clandestinidade. Insiste em habitar o invisível, fato que, para o filósofo Comte-Sponville, é simplesmente espantoso. Um Deus que se esconde com tanta obstinação! “Seria mais simples e mais eficaz – diz – Deus consentir em se mostrar, pois, se quisesse que eu acreditasse nele, resolveria num instantinho esse assunto. (...) Um Deus oculto! Os humanos só se escondem quando têm medo ou vergonha. Mas Deus?” Para Dawkins, um dos efeitos verdadeiramente negativos da religião é que ela nos ensina que é uma virtude satisfazer-se com o não-entendimento. Sim, a religião permite – segundo também Harris – que as pessoas imaginem que suas preocupações são morais quando não são – isto é, quando elas não têm nada a ver com o sofrimento ou com o alívio do sofrimento. A religião permite que as pessoas imaginem que suas preocupações são morais, quando na verdade são altamente imorais – isto é, quando insistir nessas preocupações inflige sofrimento atroz e desnecessário em seres humanos inocentes.(artigo do jornal Correio Braziliense-01/03/2008 )
  


Que não tem piedade; Desumano, cruel.

A coragem que tenho agora
É senhora da minha voz
Se demorar eu vou embora
Que essa inércia se tornou atroz
  

Intolerável, espantoso, bárbaro, cruel, deumano.
Sem piedade.

"Dor atroz" = Que de tão grande "dilacera"...
Lembre, ausência atroz...
  


Adjetivo de 2 gêneros.
1. Cruel; desumano; ruim.
2. Doloroso; prejudicial.

"- Pois bem! Dir-lhe-ás que o artigo é meu; passarei por tê-lo feito atroz, tu o terás suavizado, e ele ficará a te dever agradecimentos."
(Trecho do livro "Ilusões Perdidas - Segunda parte - Cap XII. de Honoré de Balzac)
  

Outras informações sobre Atroz:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Atroz possui 5 Letras
A Palavra Atroz possui 2 vogais - a o
A Palavra Atroz possui 3 consoantes - tr z
A Palavra Atroz ao contrário: Zorta
Busca reversa Onomasiológica por Atroz

1 página - 4 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português