Classificação morfossintática

Brega é um Substantivo, feminino singular ;

Antiquado, fora de moda. Cafona.

A roupa que aquela mulher está usando é muito brega.
  


No interior da Paraíba, Pernambuco e Ceará, sinônimo de Cabaré, geralmente de baixa categoria. A música tocada nesses ambientes, assim como o modo de se vestir e de se comportar dos seus freqüentadores, geralmente gente simples do povo, fez com que o termo fosse utilizado como antônimo de "chique", oposto dos valores das das camadas privilegiadas da sociedade.

- Vamos para o brega hoje.

- Essa é uma música de brega.
  

Tipo de música muito comum no norte do Brasil, principalmente no Estado do Pará. Era música do povão, mas agora também é música da elite, tem que ter em todas as festas.

1-Vamos dançar um brega? 2-Brega é chique.
  


Em minas gerais em nossa região é usado pra tudo que não esta na moda, camisa, vestido , sapato, carro muito fantasiado sem harmonia é brega

Este teu carro é brega, este teu vestido é fora de moda é muito brega
  

Bar localizado em locais mais afastados das cidades de interior onde os amantes da cachaça se encontram para beber escutando os mais variados clássicos da música brega.
O mesmo que cabaré porém mais cafona e sujo.

-Ei, vamos lá no brega tomar umas doses !

-Tinha cada mulher feia lá no brega !
  


Lugar de gosto duvidoso.
sua origem se deu na cidade de são paulo, pois lá no centro existia um bar bem frequentado por nome de NOBREGA, porem veio do declinio do bar, e começou a ficar mal frequentado com o tempo o letreiro foi caindo as letras, cairam as dua primeiras letra, NO, então ficou somente BREGA, e logo as pessoa começaram a associar o nome BREGA com lugar cafona ou de gosto duvidiso.

Esse bar só toca musicas bregas
  

A palavra nasceu em Belem(Para) vem da palavra BARGANHA, os matutos falavam BREGANHA e depois cortaram para BREGA, usada para definir um tipo de musica antes conhecida como EMBALO. Hoje é usada como tipo de musica e tambem para expressar desprezo ou sentido pejorativo, algo fora de moda, feio e cafona.

Sabe aquela musica brega?
Brega é a mãe
  

1. No Brasil e em Portugal o termo significa fora de moda.

Como a Angélica consegue ser tão brega?
  

Rua Manoel da Nobrega, zona de meretricio de Salvador.
Com o tempo a placa descascou e ficou apenas "brega".Nos anos setenta Eduardo Deuzek foi um dos que difundiram a palavra, em músicas, ao passar por ali. A fama se espalhou devido as coisas de mau gosto da região, brigas, e quebra pau.

Poxa, você é Brega hein???
Originario da rua Manoel da NoBREGA.
  

Outras informações sobre Brega:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Brega possui 5 Letras
A Palavra Brega possui 2 vogais - e a
A Palavra Brega possui 3 consoantes - br g
A Palavra Brega ao contrário: Agerb
Busca reversa Onomasiológica por Brega

1 página - 10 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português