Letra B
19841 Palavras

Butoh

1 Definição encontrada.
 
Imagens:

Significados de Butoh :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  60 sobe, 6 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Butoh

Por (SP) em 18-04-2008

Arte dramática- teatro japonês em forma de dança com mistura em mímicas e expreção corporal onde bu = dança e toh = passo.

A dança butoh foi criada no Japão do período do pós-guerra .
HISTÓRIA DO TEATRO BUTOH

Juliana Parlato - A dança butoh nasceu durante o periodo do pós-guerra , em 1959 , a partir de performance Kinjiki , interpretada por Yoshito Ohno , filho de Kazuo Ohno. Na época , o butoh escandalizou o público , pois a peça apresentada fazia alusão à zoofilia (sexo entre homem e animal).

Para muitos , entretanto o butoh não é uma dança , mas uma encenação teatral. Mas , ninguém nega o caráter provocativo , violento e misterioso dessa forma de arte. Traduzindo-se o termo butoh , bu significa dança e toh quer dizer passo. Literalmente , dança compassada. A princípio, a dança foi chamada de Ankoku Butoh , expressão introduzida pelo dançarino Tatsumi Hijikata , e depois abreaviada para butoh , como é conhecida até hoje.

O butoh mistura elementos do teatro tradicional japonês e da mímica. Com o passar do tempo , ficou conhecido como Dança da Escuridão , mas a melhor maneira de descrevê-la é dizer que o butoh quebra as regras pré-estabelecidas da dança tradicional e que nele há uma grande possibilidade para a improvisação. No butoh , os corpos são pintados de branco , os movimentos são lentos e a postura é contorcida. O butoh mescla imagens que vão da decadência , medo e desespero ao erotismo , êxtase e tranquilidade.

A dança também possui influências da Europa já que nos anos 20 muitos dançarinos japoneses viajaram para a Alemanha para pesquisar a dança européia. Depois que retornaram para o Japão , eles fundaram escolas de balé , em que Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata deram as primeiras lições.

Os fundadores do butoh encontraram-se pela primeira vez em 1954 e trabalharam juntos durante vários anos , sendo que Tatsumi Hijikata dirigia a interpretava as várias coreografias de Ohno. O estúdio de Hijikata passou , então , a ser conhecido como o centro do movimento butoh.

Assim , o butoh conecta consciência com incosnciente. O movimento não é ditado pelo que está fora , mas aparece na interação entre exterior e interior do mundo. A essência do butoh baseia-se no mecanismo em que os dançarinos deixam de ser eles mesmos e tornam-se outra pessoa ou coisa. Está é uma concepção diferente da dança convencional em que o corpo do dançarino expressa uma emoção ou idéia abstrata. No butoh , começa-se pela imitação , mas a imitação não é a meta final.

Nessa arte o importante não é a transformação em alguma coisa , mas a transformação em si mesma , o fato de mudar-se. Somente assim pode-se trazer o corpo de volta para seu estado original.
Jornal Notícias do japão




Outras Informações:

Palavras com 5 letras

A palavra possui 2 vogais - u o
A palavra possui 3 consoantes - b t h
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Butoh - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®