Diz-se do céu sem nuvens; tempo bom.

Era um dia lindo... Sol forte e céu de brigadeiro.
  


Céu de brigadeiro é uma expressão utilizada com o significado de: (1) céu azul; céu com tempo límpido e ótimo para voar; céu com ótima visibilidade; tempo ótimo.
(2) O termo "céu de brigadeiro" significa, em política, que não existe crise militar; que a paz reina nos quartéis; que a crise militar está sob o controle das autoridades constituídas..

(1) A minha neta mandou-me um e-mail dizendo que hoje, em Araras, o tempo está fechado, nublado, muito escuro, com muita chuva e o céu com pouca visibilidade para pousos e decolagens de aeronaves no aeroporto da cidade. Por outro lado, hoje, no mesmo horário de Araras, aqui em Londrina o "céu é de brigadeiro", o tempo está ótimo e apresentando um céu azul com excelente visibilidade para voar.
(2) As autoridades militares se manifestaram descontentes com as declarações de certo ministro do governo contrário ao pronunciamento do "Exmo. Comandante Militar da Amazônia" sobre o tema" Segurança da Amazônia Brasileira", proferida em palestra no Clube Militar, Rio de Janeiro, onde também compareceram duas ou mais altas patentes militares da ativa. O "céu não esteve para brigadeiro" na área militar. O governo agiu com bom senso, prudência, sabedoria e diplomacia, conseguindo, com isso, contornar e debelar rapidamente a crise militar que dia a dia se avolumava nos quartéis. O céu voltou a ser "céu de brigadeiro" na área militar graças às sábias atitudes tomadas pelo governo.
  


Outras informações sobre Céu de brigadeiro:

Palavras com 17 Letras
A Palavra Céu de brigadeiro pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Céu de brigadeiro possui 17 Letras
A Palavra Céu de brigadeiro possui 8 vogais - eu e i a ei o
A Palavra Céu de brigadeiro possui 9 consoantes - c d br g d r
A Palavra Céu de brigadeiro ao contrário: Oriedagirb ed uéc
Busca reversa Onomasiológica por Céu de brigadeiro

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português