Substantivo feminino

1. Passatempo ou jogo em que um participante faz passar entre os dedos um cordão, cordel ou barbante que tem as pontas ligadas, criando com ele várias disposições ou armações que são transportadas para os dedos de um segundo participante, e que deve se desmanchar com um único lance; mesmo que jogo de fios. Jogo pouco usado nos dias de hoje
2. Golpe ou brincadeira infantil que consiste em derrubar alguém, empurrando-o de encontro a uma terceira pessoa que está agachada atrás dele. No futebol, e em outros esportes coletivos, é o lance em que um jogador, permanecendo no chão, usa o corpo para desequilibrar outro jogador que salta para alcançar a bola.

Etim.: Popularmente e na gíria do futebol (e outros esportes coletivos), cama-de-gato designa uma das mais violentas quedas provocadas de que se tem conhecimento: quando o jogador pula para interceptar ou cabecear uma bola alta, o outro o escora pelas pernas, provocando o desequilíbrio do outro, que cai espetacularmente. É a cama-de-gato: falta gravíssima. Entre a moçada em várias regiões do país, principalmente nas escolas, usa-se a cama-de-gato como uma das mais estúpidas brincadeiras de que se tem notícia: um dos jovens fica por trás do que foi escolhido, de gatinhas, enquanto o outro o empurra pelo peito; tomando de costas, a vítima encontra a resistência do que está de gatinhas e quase sempre cai de pernas para o ar, completamente tonto, batendo as costas no chão, o que muitas vezes o faz perder o fôlego.

Joca aplicou uma cama-de-gato no atacante e levou cartão vermelho do árbitro. Joca é uma besta.
  


Outras informações sobre Cama-de-gato:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Cama-de-gato possui 12 Letras
A Palavra Cama-de-gato possui 5 vogais - a a- e- a o
A Palavra Cama-de-gato possui 7 consoantes - c m -d -g t
A Palavra Cama-de-gato ao contrário: Otag-ed-amac

1 página - 1 Definição