Classificação morfossintática

Candango é um Substantivo, masculino singular ;
Candango é um Adjetivo, masculino singular ;

"Brasiliense" ou "Candango" são os nomes que se dão a quem nasceu em Brasília. "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília . Já segundo o Dicionário de Folclore para Estudantes, "candango" é palavra do dialeto quimbundo, da região da atual, com a qual os africanos escravizados nomeavam os senhores de engenho.
Pela importante atuação na criação de Brasília, hoje o nome "candango" é dado também as pessoas que nascem no Distrito Federal, uma forma de homenagear os pioneiros.

Nascido em Brasília: "Brasiliense" ou "Candango".
  


Braçal; sujeito que só serve para carregar peso; orelha-seca, trabalhador que usa 1% de cérebro e 99% de músculos; peão de obra.

Inicialmente candango era o termo usado para designar as pessoas do norte e nordeste brasileiro que migraram até o Centro Oeste para a construção de Brasília, em 58.

-Chame aqueles candangos para carregar o caminhão.
-Cadê os candangos que iriam rebocar esta parede?
  

Trabalhador da construção de Brasília; por extensão, pessoa que migrou de outro estado para a construção de Brasília, ou os novos candangos, devido a enorme quantidade de concursos públicos, há um processo migratório considerável; Brasília ainda possui menos de cinquenta por cento de brasiliense (nascidos em Brasília), a maior porcentagem são de candangos antigos ou novos candangos.
Definição - Trabalhador vindo de fora da região. Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília.

Há uma crescente onda de novos candangos oriundos dos concurso públicos que a cidade de Brasília oferece.
  


Muito utilizada no Rio de Janeiro com o mesmo significado de "cara"; um homem qualquer que geralmente não se conhece.

- I alá! qual é a do candango correndo???
- aew candango, chega aew, te mandá o papo...
  

No interior de minas gerais, usa-se dizer que candango é uma pessoa definhada, desalinhada, maltrapilho.

"Ele parece um candango"
  


Acompanhante fedido, namorado ou ficante de seus amigos, normalmente pardos.

Seu candango vem junto hoje?
  

Candango é também o nome do Jipe que foi produzido no Brasil pela DKW Vemag. Era a versão brasileira do Auto-Union Munga 4. Inicialmente denominado apenas "Jipe DKW", teve o nome trocado para DKW Candango, uma homenagem aos trabalhadores de Brasilia, em razão da Willys Overland ter reinvidicado a propriedade da marca Jeep. Produzido entre 1958 e 1963, o versátil jipe da Vemag era equipado com motor 2 tempos e suspensão independente nas 4 rodas, o que o tornava mais confortável que seu concorrente. As versões compreendiam a de tração 4x4 (Candango 4) ou somente nas rodas dianteiras (Candango 2), capota de lona ou de aço e ainda uma versão simplificada (Praiano).

  

Um tipo de rato encontrado no DF.

Você viu o tamanho daquele candango escondido no sotão?
  

Termo de origem africana que foi incorporado ao léxico brasileiro e utilizado coloquialmente no interior do Nordeste Brasileiro nas décadas de 50 e 60 durante o apogeu do ciclo do sisal, referindo-se aos trabalhadores de motor de agave

Os candangos de motor de agave utilizavam luvas improvisadas de borrcaha de camara de ar para se protegerem do suco irritante proveniente das folhas desfibradas
  

Pessoa nascida em Brasília.

Ele é um candango, porque nasceu em Brasília.
  

Outras informações sobre Candango:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Candango possui 8 Letras
A Palavra Candango possui 3 vogais - a a o
A Palavra Candango possui 5 consoantes - c nd ng
A Palavra Candango ao contrário: Ognadnac
Busca reversa Onomasiológica por Candango

2 páginas - 12 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português