Classificação morfossintática

Candomblé é um Substantivo, masculino singular ;

Candomblé é uma palavra africana que significa dança. Propriamente, é uma dança religiosa na qual se reza para os orixás.
Esta dança é uma invocação feita em roda e praticada por mulheres chamadas de sambas, daí o nome tão comum em nosso Brasil a roda de samba.

Todos os seguidores das religiões afro-brasileiras têm seu orixá. Acreditam que todos os seres humanos nascem da Natureza, em um determinado dia, lugar e hora sob o comando de um orixá que será seu protetor por toda a vida.

No Candomblé, o orixá é uma força da criação divina, manifestação de Olorum, o criador de tudo (Deus).

Orixá é energia, é força, é a própria natureza em suas variações, nuances de beleza e devastação, assim é correto dizer que o candomblé é uma dança ritual que culta a natureza em suas mais diversas formas.

  


Candomblé: Religião Afro Brasileira Trazida na diaspora entre a costa do benin e o litoral Brasileiro, cito Bahia, Recife,São Luis, pelos escravos outrora reis e rainhas agora escravizados no Brasil, fazendo seus rituais nas senzalas maqueados pelo toque de samba para não deixar o culto acabar.

Candomblé: definição de religião de matriz africana, religião essa até bem pouco tempo matriarcal.
  

O Candomblé, como é entendido hoje, é uma religião que começou a se formar na Bahia, por volta dos séculos XVIII e XIX, como uma mistura das tradições do Calundu, trazidas da África pelos escravos, com o Catolicismo Romano, única expressão religiosa permitida no Brasil na época. Mas ele foi organizado de uma forma mais definitiva em meados do século XX, por Pierre Verger, sacerdote de Ifá.
Antes disso, pelo fato de ser proibida qualquer manifestação religiosa que não fosse católica romana no Brasil, os escravos criaram um código, identificando cada orixá (divindade do Candomblé) com um personagem do Catolicismo Romano: Oxalá com Jesus, Iemanjá com Maria, Xangô com o Arcanjo Miguel, Iansã com Santa Bárbara, Exu com o diabo... E assim, os escravos continuavam adorando as divindades do Candomblé, mas chamando cada uma pelo nome do personagem católico ao qual ela tinha sido identificada. E na maioria das vezes, os portugueses desconfiavam de nada.
Atualmente, já podemos encontrar grupos africanizados, que procuram seguir os rituais da forma mais próxima possível de como eram seguidos na África, antes dos africanos serem trazidos como escravos ao Brasil, evitando influências católicas.
No Candomblé se acredita num Deus Supremo, Olodumare, e em deuses menores que ficam abaixo Dele, os orixás.
Tradicionalmente, os praticantes do Candomblé não acreditam no diabo, pois não há nessa cultura nenhuma divindade com o mesmo tipo de personalidade do diabo.
A maioria dos praticantes do Candomblé reconhecem como autoridade o sacerdote ou a sacerdotisa que dirige aquele grupo específico do Candomblé.
Os sacerdotes e as sacerdotisas do Candomblé fazem feitiços, encantos e simpatias se dirigindo sempre ao orixá a quem eles se dedicam e cantando hinos de louvor a esse orixá.
Os praticantes do Candomblé, em geral, vêem as situações boas e más pelas quais eles passam apenas como determinações dos orixás a quem eles servem.
Eventualmente, no Candomblé é permitido que se sacrifiquem animais para fazer a comida que vai ser servida nos rituais.

Pierre Verger foi para o Candomblé o mesmo que Moisés foi para o Judaísmo.
  


Religião neo-pagã - genuinamente brasileira e historicamente descoberta pelos europeus em 1549, sendo considerada cultura única e inalienável pelos negros antes das invasões e colonizações européias.

A brasilidade religiosa é diversa. Em predominância, podemos encontrar o catolocismo, o protestantismo e o candomblé.
  


Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás, voduns ou nkisis, dependendo da nação.2 Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões de matriz africana mais praticadas, tendo mais de três milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros e catalogados pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA, (Universidade Federal da Bahia) Mapeamento dos Terreiros de Candomblé de Salvador.
  

Outras informações sobre Candomblé:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Candomblé possui 9 Letras
A Palavra Candomblé possui 3 vogais - a o e
A Palavra Candomblé possui 6 consoantes - c nd mbl
A Palavra Candomblé ao contrário: élbmodnac
Busca reversa Onomasiológica por Candomblé

1 página - 6 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português