Letra C
46975 Palavras

Carda

4 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de cardar
Verbo, imperativo 2a pessoa singular de cardar
Substantivo, feminino singular

Flexões da palavra Carda

Imagens de carda:

Significados de Carda :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  14 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Carda

Por (SP) em 12-06-2008

S.f.
1. Ato ou efeito de cardar.
2.Instrumento composto de um banco ao qul se apóia uma espécie de grande pente com dentes de madeira, compridos e bastante próximos, e que serve para desembaraçar o cânhamo, o linho, a lã, etc.
3.Tecnologia. Máquina que desembaraça, destrincha e limpa fibras têxteis, constituida de cilindros giratórios guarnecidos de milhares de agulhas.
4. Pregadura miúda para calçado.

CARDAÇÃO DA LÃ.

A cardação é sem dúvida alguma a mais importante e tecnicamente a mais dificil de todas as operações que deve sofrer a lã que se destina a ser convertida em fio. A matéria, ainda que todas as anteriores operações tenham sido correctamente efectuadas, apresenta-se sempre sobre a forma de flocos mais ou menos pequenos, regularmente abertos, correctamente sensimados e com um conteúdo adequado de humidade, mas sempre com as fibras enrodilhadas e retendo sempre uma quantidade de matérias estranhas tais como pó, partículas de areia, terra e especialmente palhas e outros restos vegetais.



A operação de cardação poderá ser definida da seguinte forma: é o conjunto de sub-operações necessárias e sucessivas que têm lugar na carda para abrir e separar lenta e progressivamente os flocos de lã até se chegar à separação das suas fibras uma a uma; facilitar a eliminação da maior parte das suas impurezas; dispôr as fibras por separado e paralelas umas junto com as outras, escalonadas em longitude e justapostas, formando um ténue véu que possa finalmente ser separado dos orgãos operadores de saída e ser convertido numa mecha de secção o mais regular possível, de comprimento indefinido e com um peso por metro ou título determinado.



Desta definição se depreende a importância deste conjunto de sub-operações mecâncicas que devem produzir o menor número possível de roturas de fibras para se obter assim a máxima regularidade da mecha. Graças ao trabalho e disposição dos orgãos da carda, a massa amorfa de fibras é transformada numa mecha de secção e peso regulares. Finalmente a mecha é enrolada sob a forma de bobinas (buinhos).



No trabalho da carda não só intervêem factores de tipo mecânico, mas em grande parte também de outras importantes afinações ou folgas, sempre de acordo com o tipo de matéria e o seu estado de apresentação; não obstante qualquer disposição da máquina em relação a velocidades, afinações, etc.. Estes factores estão intimamente ligados à produção que se desejar ou se possa obter com um determinado tipo de lã. Se pretendemos uma produção elevada - operar com um baixo custo por unidade - os resultados a partir de um determinado limite serão maus. Está aqui o grande problema de operação de uma carda, que deve trabalhar uma determinada lã - saber determinar aquele ponto de equilíbrio que permita obter uma óptima qualidade e rendimento com uma produção máxima.



Classificação e estudo das distintas funções da carda

Pelas definições dadas anteriormente chega-se a compreender perfeitamente a complexidade do trabalho da carda e que necessariamente está formada por um conjunto de orgãos, independentes entre sí quanto à sua função específica, mas intimamente unidos e relacionados para constituir o conjunto mecânico-tecnológico imprescindível para levar a bom termo a operação. Para seu melhor estudo, estas funções ou sub-operações serão ordenadas como se segue :

Equipamento de alimentação.
Abertura progressiva dos flocos.
Separação de impurezas.
Transportador mecânico do véu entre cardas.
Isolamento e paralelização das fibras.
Obtenção do véu da matéria cardada.
Formação, compactação e enrolamento da mecha.



Significados de cardar , carda (Flexões) :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  58 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Cardo

Por (SP) em 02-07-2008

[Do latim cardu. S.m.(o)
Planta das famílias das compostas(Centaura melitensis), considerada praga da lavoura, de flores amarelas, folhas com espinho, acinzentadas, caule ereto, revestida de pêlos.

"Lembrou de sua companheira e de seu aniversário. Apanhou pelo caminho flores de cardo, compondo um ramalhete ofereceu a única alma viva que lhe acompanhava naquêle sertão."

Mendes de Assis


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Cardada

Por (SP) em 16-03-2011

Cardada é a lã que já passou pela carda (VIDE) ou seja a
lã já beneficiada e pronta para ser transformada em fios.
A lã antes de ser cardada é denominada ¨churda¨.

( VIDE CHURDA )

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  1 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Cardar

Por (SP) em 25-06-2009

Retirar fibras curtas e de uma porção de fibras e paralizar as fibras restantes, por meio de escovação da massa.

Cardar fibras de algodão a fim de obter um bom processo de fiação.

Outras Informações:

Palavras com 5 letras

A palavra possui 2 vogais - a a
A palavra possui 3 consoantes - c rd
1 página - 4 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Carda - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®