Classificação morfossintática

Catártico é um Substantivo, masculino singular ;
Catártico é um Adjetivo, masculino singular ;

Catártica vem de Catarse. Que significa purificação espiritual por meio do emocional. ...

Hoje pra mim jogar bola teve um efeito catártico.
  


CATARTICO (do grego "kátharsis") é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise, que significa "purificação", "evacuação" ou "purgação". Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama.
Segundo o filósofo, para suscitar a catarse era preciso que o herói passasse da dita para a desdita, ou seja, da graça para a desgraça. E mais ainda: não pode ser por acaso, e sim por uma desmedida, ou seja, por uma ação ou escolha mal feita do herói.
Ainda segundo o filósofo grego, se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentiremos terror; se um homem bom passa da boa para a má fortuna, nós ficamos com pena, e não sentimos compaixão nem terror; se um homem mau passar da boa para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortuna, nós sentimos repugnância.

Ou seja, é preciso que o herói trágico passe da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse. Por exemplo: Édipo Rei, que começa a história como rei de Tebas e no fim se cega e se exila. Ou, uma história mais próxima de todos, Romeu e Julieta, numa releitura que Shakespeare faz da tragédia, onde os dois eram filhos de importante gente da cidade e acabam mortos pela desmedida do amor.
  

É a cura pela fala, onde o paciente associa algo que ocorreu na sua infância com os sintomas que sente e promove a sua cura.

Ele realizou um processo catártico.
  


Que tem a capacidade de purificar, evacuar, purgar etc

A comédia produziu um efeito catártico sobre a tristeza de Tatiana.
  

Agentes que promovem e/ou aliviam a defecação acelerando o trânsito das fezes pelo intestino grosso e facilitando sua eliminação. O termo laxante e catártico refletem a intensidade e a latência típicas do efeito. O catártico normalmente produz evacuação fluida imediata, enquanto o laxante normalmente produz fezes de consistência mole em período prolongado; a mesma droga pode agir como laxante ou catártico, dependendo da dose administrada. O mecanismo de ação consiste em promover o acúmulo de grande volume de fluido no intestino, aumentando o peristaltismo, devido à pressão osmótica dos seus componentes que são íons polivalentes pouco absorvíveis, como o fosfato, magnésio, sódio e/ou carboidratos, como o sorbitol.

Destes grupos, os mais utilizados são: Compostos de magnésio (carbonato, sulfato, citrato e hidróxido) - sais de sódio (fosfato monobásico, fosfato dibásico, laurilsulfato, sulfato) - álcoois poliídricos (sorbitol, por via oral ou retal).
  


Identificação pessoal com alguém. Identificação com algum personagem fictício.

Função Catártica da arte: fazer o observador se identificar profundamente com devido personagem.
  

Substância que promove evacuação intestinal.Relativo a Catarse.

Ele tomou catártico!
  

Outras informações sobre Catártico:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Catártico possui 9 Letras
A Palavra Catártico possui 4 vogais - a a i o
A Palavra Catártico possui 5 consoantes - c t rt c
A Palavra Catártico ao contrário: Ocitrátac
Busca reversa Onomasiológica por Catártico

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português