Classificação morfossintática

Cepa é um Substantivo, feminino singular ;

Ce.pa feminino
1. (Botânica) tronco de videira
2. (Botânica) parte da planta a que se cortou o caule e permanece viva no solo
3. (Biologia) peixe marinho do litoral da Bahia
cepa feminino

1. cepa (1) e (2)
2. variedade de vinho
3. núcleo de uma formação de nuvens
4. linhagem familiar, ancestrais

Etmologia de Cepo -
Substantivo
ce.po masculino
1. trambolho;
2. toro;
3. parte que ficou de uma árvore depois de abatida.
  


Raça de uma espécie, microorganismos.
Similar, semelhante, de mesmo nível, de atitudes e comportamentos iguais, de mesma corrente de pensamentos ou de escolas, ou de seguimentos, etc.

A questão é que todos são da mesma cepa de Lula.
  

Conceituada usualmente como o tronco de videira, de onde partem os ramos que contêm os frutos (uvas), também pode simbolizar a parte de uma planta da qual se cortou o caule e permanece viva no solo.
Há, entretanto, uma variação do conceito no âmbito filosófico, mais especificamente em relação à Doutrina dos Espíritos.
A cepa, assim, tem uma ligação direta com o trabalho de parceria entre os Espíritos que ditaram as obras a Allan Kardec, nestes termos:
"Porás no cabeçalho do livro a cepa que te desenhamos (1), porque é o emblema do trabalho do Criador. Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor
podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos". (KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Prolegômenos.)

Por extensão, corpo, espírito e alma mantêm, entre si, na analogia dita pelos Espíritos a Kardec, uma relação íntima e indissociável.

Existe, ainda, um movimento de idéias, pessoas e instituições que adota "cepa" como sigla, a Confederação Espírita Pan-Americana, instituição criada em 1946, e que congrega pessoas físicas e jurídicas nas américas e em alguns países do continente europeu. Este movimento caracteriza-se pelo livre-pensar e admite discutir toda e qualquer questão correlata ao Espiritismo, não admitindo exceções ou "cláusulas pétreas", evitando dogmatizar o pensamento e o movimento espíritas.

cepa de uvas, parreira
  


Diz-se daquilo ou aquele que tem tamanho desproporcionalmente aumentado, grande, imenso.

? Eita! Olha que cepa de moleque! (Falando de um garoto maior do que o comum)

? Seu fominha... vai comer essa cepa de bife?
  

Outras informações sobre Cepa:

Palavras com 4 Letras
A Palavra Cepa possui 4 Letras
A Palavra Cepa possui 2 vogais - e a
A Palavra Cepa possui 2 consoantes - c p
A Palavra Cepa ao contrário: Apec

1 página - 4 Definições