Classificação morfossintática

Competência é um Substantivo, feminino singular ;

É formada pelo conjunto de habilidade, atitude e conhecimento (é a capacidadede mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.)

Para sermos competentes, precisamos dominar conhecimentos. Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação.
  


É o conjunto de conhecimento, habilidade e atitudes.

Ex jogador de futebol que se torna um treinador competente, pois, uniu sua expêriencia(conhecimento, habilidades)com, atitudes pertinentes.
  

É a facilidade a habilidade que o ser humano tem em realizar uma tarefa qualquer com total sucesso, sem encontrar problemas impossíveis de se resolver.

Um corretor que procura assiduamente por um apartamento para oferecer ao seu cliente (mesmo sendo aqueles complicados que nunca estão satisfeitos com nada), mas que quando atende às expectativas do mesmo, não fica só satisfeito com seu trabalho, mas também pelos elogio do cliente em dizer que ele é um otimo profissional. Esse com certeza é muito competente.
  


Significando precipuamente a faculdade que a lei concede a funcionário, juiz ou tribunal, para decidir determinadas questões. Com sua vulgarização o termo encontrou outras acepções:
Competência judicial - delimitação do poder judicante.
Competência - aspecto econômico administrativo.

A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade. A ação humana, que envolve atendimento de necessidades (desejos, emoções, uma tarefa do trabalho, comer, etc) e isto provoca a criação de conhecimentos e habilidades. O conjunto de crenças e valores subjacentes, em tudo que realizamos, vai determinar um modo de ser, um modus operandis do indivíduo no mundo. É exatamente este modo de ser, justificado pelas crenças, que vai detrerminar o grau de motivação para realizar uma dada atividade. A competência se expressa, portanto, pelo modo singular, como uma habilidade é operacionalizada e aí os processos de auto-estima e identificação do sujeito da ação determinando assim diferentes graus de competência. A Competência engloba os conhecimentos, as habilidades e o modo singular presentes na realização humana.
  

Capacidade de fazer algo.

Romário teve competência para fazer mil gols.
  


1. Capacidade Legal
2. Aptidão, Idoneidade
3. Habilidade, Saber

1. A apuração deverá ser feito pela entidade competente;
2. Robinho tem competência suficiente para ser o melhor do mundo;
3. O diretor é uma pessoa muito competente.
  

Outras informações sobre Competência:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Competência possui 11 Letras
A Palavra Competência possui 5 vogais - o e e ia
A Palavra Competência possui 6 consoantes - c mp t nc
A Palavra Competência ao contrário: Aicnêtepmoc
Busca reversa Onomasiológica por Competência

1 página - 6 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português