Classificação morfossintática

Compulsivo é um Adjetivo, masculino singular ;

Definição

As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente.

Diz-se que esses comportamentos compulsivos são mal adaptativos porque, apesar do objetivo que têm de proporcionar algum alívio de tensões emocionais, normalmente não se adaptam ao bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social. Eles se caracterizam por serem repetitivos e por se apresentarem de forma freqüente e excessiva. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo. Mesmo assim, a gratificação inicial (o reforço positivo) permanece mais forte, levando a repetição.

Por exemplo:

Se a pessoa é acometida pela idéia (contra sua vontade) de que está se contaminando através de alguma sujeita nas mãos, terá pronto alívio em lavar as mãos. Entretanto, se tiver que lavar as mãos 40 vezes por dia, ao invés de adaptar essa atitude acaba por esgotar.
Se a pessoa é acometida pela idéia de que seus pais sofrerão algum acidente fatal, poderá conseguir alívio da angústia gerada por esses pensamentos se, por exemplo, bater 3 vezes na madeira... Mas tiver que bater na madeira 40 vezes por dia, ao invés de aliviar, essa atitude acaba por constranger e frustrar.
Se a pessoa tem um pensamento incômodo de que aquilo que acabou de comer poderá engordá-la, terá alívio dessa sensação provocando o vômito, ou tomando laxantes....
  


[ Adjt.]- 1- Coativo; obrigatório; forçado; impositivo.
Do latim- ¨ compulsare ¨ = ¨ obrigar ¨
2- Indomável; incontrolável; irrefreável.
Do latim - ¨ compulsus ¨ = ¨impulsionar¨

Deve-se observar o texto para se saber qual definição se
enquadra.
1- Fulano foi aposentado compulsóriamente.
2- Fulano comia de uma forma compulsiva.
  

Sem controle. Fatos e/ou atos que aumentam dia após dia, fugindo do controle daquilo que é necessário, preciso e fundamental.

Lúcia era compulsiva por compras, após torrar quase toda a poupança de seu marido resolveu procurar um tratamento
  


Outras informações sobre Compulsivo:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Compulsivo possui 10 Letras
A Palavra Compulsivo possui 4 vogais - o u i o
A Palavra Compulsivo possui 6 consoantes - c mp ls v
A Palavra Compulsivo ao contrário: Ovislupmoc
Busca reversa Onomasiológica por Compulsivo

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português