Classificação morfossintática

Consuetudinário é um Adjetivo, masculino singular ;

Entende-se por direito consuetudinário aquele sistema normativo que se fundamenta no costume e cujas disposições vão conformando, de acordo com a prática constante do comportamento e condutas de um grupo social determinado, no pleito normativo.

Um dos exemplos clássicos desse direito existente até hoje é o que rege a Inglaterra. Naquele país as resoluções judiciais constituem fontes jurídicas autônomas e que tem o mesmo grau de eficácia que as normas que provêm do Poder Legislativo.
  


Consuetudinário
adj.
1. Ordinário; habitual, acostumado.
2. Direito consuetudinário: o que não está escrito e é só fundado nos usos ou costumes.

é uma regra, uma lei consuetudinária. uando vc tá numa reunião e quer permissão pra falar vc levanta a mão e espera a sua vez de falar.
  


Costumado, habitual.

Conjunto de normas não escritas, porém conforme à boa razão, consagradas pelos usos e costumes tradicionais do povo e de longa data, praticado e sem ofensa à lei e à ordem pública.
Obs: Direito Consuetudinário.
  

1. Que se pratica repetidamente, como um costume; usual, costumeiro, habitual.
2. Que diz respeito aos costumes de um povo.

As leis eram baseadas nos costumes e nas tradições, ou seja, era um direito consuetudinário.
  


1. Direito que surge dos costumes de determinada sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis, onde um poder legislativo cria leis, emendas constitucionais, medidas provisórias etc. No direito consuetudinário, as leis não precisam necessariamente estar num papel ou serem sancionadas ou promulgadas. Os costumes transformam-se nas leis. É importante a distinção entre uso e costume, uma vez que, para se falar num costume, é preciso observar se há prática reiterada e constante (relativamente a alguma matéria), tendo de estar associada a convicção de obrigatoriedade. O costume é então constituído pelo elemento material, o uso, e pelo psicológico, a convicção de que o comportamento adotado é, de fato, obrigatório.

Direito consuetudinário é o direito que surge dentro da cultura de uma certa sociedade, não passando por um processo formal de criação de leis.
  

Fundado nos costumes:direito consuetudinário;

"Triste naufrágio o do crítico,que,fora dessas leis consuedudinárias ou contra elas,pretende erguer o castelo aéreo de seus dogmas e reformações."(João Ribeiro)
  

Outras informações sobre Consuetudinário:

Palavras com 15 Letras
A Palavra Consuetudinário possui 15 Letras
A Palavra Consuetudinário possui 8 vogais - o ue u i a io
A Palavra Consuetudinário possui 7 consoantes - c ns t d n r
A Palavra Consuetudinário ao contrário: Oirániduteusnoc
Busca reversa Onomasiológica por Consuetudinário

1 página - 6 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português