Classificação morfossintática

Convolar é um Verbo, infinitivo 1a pessoa singular de convolar;
Convolar é um Verbo, infinitivo 3a pessoa singular de convolar;
Convolar é um Verbo, futuro do subjuntivo 1a pessoa singular de convolar;
Convolar é um Verbo, futuro do subjuntivo 3a pessoa singular de convolar;

Tal expressão é proveniente do verbo CONVOLAR, que significa modificar ou substituir. A convolação da penhora verifica-se quando ela incide sobre um objeto que substi­tui o seu objeto inicial. Assim, se a coisa penhorada se perder, for expropriada ou so­frer diminuição do valor e houver lugar a indenização de terceiro, o exequente conser­va sobre os créditos respectivos ou as quantias pagas a título de indenização o direito que tinha sobre a coisa. A penhora convola-se numa penhora sobre esses créditos ou sobre aquelas garantias.

O carro estava penhorado. O executado (dono do carro) vendeu o veículo e depositou o dinheiro na conta bancária. Haverá a convolação da penhora, pois o carro penhorado será substituído, na penhora, pelo valor depositado, ou seja, a penhora de bem móvel se transformará em penhora pecuniária (dinheiro).
  


Transformar pela troca, pela substituição

convolar uma ação de separação judicial por uma ação de divórcio. abandonar a separação judicial trocando-a , substituindo-a por uma ação de divórcio, nos mesmos autos do processo
  

Outras informações sobre Convolar:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Convolar possui 8 Letras
A Palavra Convolar possui 3 vogais - o o a
A Palavra Convolar possui 5 consoantes - c nv l r
A Palavra Convolar ao contrário: Ralovnoc

1 página - 2 Definições