Classificação morfossintática

Corporativismo é um Substantivo, masculino singular ;

O corporativismo é um sistema político criado na Itália Fascista, no qual o poder legislativo é atribuído a corporações representativas dos interesses econômicos, industriais ou profissionais, nomeadas por intermédio de associações de classes, e que através dos quais os cidadãos, devidamente enquadrados, participam na vida política, através dos representantes por si escolhidos.
Assim sendo, propôe-se eliminar a luta de classes mediante um modelo de colaboração entre elas. Esse meio de organização das relações entre empresários e trabalhadores na sociedade capitalista industrial entrou em ascensão com o declínio da doutrina liberal, no final do século XIX e início do século XX.

Atualmente, nas sociedades capitalistas vigentes, o corporativismo significa a função da classe trabalhadora organizada ao Estado, de funcionamento capitalista, maximizando o crescimento econômico e possibilitando o equilíbio das classes diante das suas divergências. Num suposto equilíbrio, os interesses conflitantes entre capital e trabalho seriam, na perspectiva corporativista, atenuados e direcionados positivamente pelo Estado - aqui visto como uma entidade neutra. A palavra "corporativismo" provém da palavra latina corpus, corpo.
[wikipédia]
  


Organizações de pessoas com os mesmos interesses ou/e habilidades profissionais que se reúnem com o intuito de obterem sucesso econômico e realização profissional.

Os corporativismos conseguem ajudar muitos empreendedores a obter sucesso.
  

Outras informações sobre Corporativismo:

Palavras com 14 Letras
A Palavra Corporativismo possui 14 Letras
A Palavra Corporativismo possui 6 vogais - o o a i i o
A Palavra Corporativismo possui 8 consoantes - c rp r t v sm
A Palavra Corporativismo ao contrário: Omsivitaroproc

1 página - 2 Definições