Classificação morfossintática

Democracia é um Substantivo, feminino singular ;

S.f.(a)
1-Forma de governo em que o povo elege livremente seus representantes e exerce a soberania do Estado mediante um sistema partidário pluralista, com liberdade de imprensa, de manifestação, de associação e de organização política e respeito aos direitos civis e individuais do cidadão.
2- Estado que adota essa forma de governo.

"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida.Quanto ao ponto de chegada depende de cada um.
(Fernando Sabino)
O Brasil é uma democracia.
  


Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes ? forma mais usual.

Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".

Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.

Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.
  

Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.

No Brasil atual existe democracia.
No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.
  


Utopia. Fórmula histórico-intelectual que jamais teve operacionalidade prática ou verdadeira ao longo da História.

Em Atenas vigorava a democracia, o governo do povo pelo povo. Porém o "povo" era somente os patrícios, os de origem e sangue ateniense aristocrático: servos, escravos e camadas inferiores da população não tinha direito a voto.
  

Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.

Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo.

No Brasil atual existe democracia.
  


Governo do povo; soberania popular; distribuição equitativa do poder. Democracia é um regime que, ao contrário do que todos pensam, não existe no Brasil.

"...No nosso País não existe democracia. O povo não governa nada, a soberania popular só existe no papel. O que impera é a vontade de meia dúzia de velhos coronéis que exerce o poder de mando, à força, à ferro em brasa, fazendo dele, o poder, uma espécie de ditadura sufocada truncada pela maquiagem dos tempos de Hitler..." in Madrugada do Espírito págs 122/123 Martins Pontes RJ 1953 OBRAS COMPLETAS DE PLINIO SALGADO.
  

Modelo politico adotado por uma etnia ao qual concede liberdade da palavra e comportamento de igual direito para todos.

A eleição é verdadeiramente uma festa de uma nação e preserva os direitos de todos, assim como a oportunidade de escolher os seus governantes, onde UM PALHAÇO SE INSCREVE E MILHÕES DE IDIÓTAS ESCOLHEM ELE .
  

1. Em Portugal o termo designa o sistema de governo do inferno.

Vivemos em uma democracia?
  

Democracia...de origem grega arcaica (Demos=povo, Kratein=governo), significa o governo do povo, para o povo, e pelo povo. De tão grego arcaico que é fez com que Saramago (escritor português - falecido esse ano - autor entre outras obras de "Ensaio sobre a cegueira") questionasse ser realmente a democracia, no mundo contemporâneo, expressão de funcionalidade de nossos Estados e governos.

O povo elege seus governantes, e seus governantes obedecem e cumprem suas promessas e compromissos. Em uma democracia as instituições respeitam os cidadãos, e óbvio, vice-versa.
  

Outras informações sobre Democracia:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Democracia possui 10 Letras
A Palavra Democracia possui 5 vogais - e o a ia
A Palavra Democracia possui 5 consoantes - d m cr c
A Palavra Democracia ao contrário: Aicarcomed
Busca reversa Onomasiológica por Democracia

2 páginas - 12 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português