Classificação morfossintática

Dialético é um Adjetivo, masculino singular ;

Dialética é arte do diálogo, onde é possível demonstrar uma tese através de uma argumentação forte, que consiga distinguir, com clareza, os conceitos da discussão. É contrapor ideias e delas tirar novas ideias que comprovem o que está sendo dito.

Em Raízes do Brasil, o esclarecimento não decorre da opção prática ou teórica por um deles, mas pelo jogo dialético de ambos (Antonio Candido).
  


Arte do diálogo ou da discussão.
Desenvolvimento de processos por oposições que se resolvem em sínteses temporárias.

Dialéticos são problemas de diálogos.
  

Movimento dos opostos, enfrentamento de idéias diferentes, idéias que se contrapõem e dão origem, geralmente, à novas construções de pensamento, novos conceitos.

Eu digo "isto", o outro diz "isso" e as duas ideias diferentes formam "aquilo"
  


O conceito mais famoso é o hegeliano, que faz referência à dialética, que para Hegel se processa da seguinte maneira: Uma tese é confrontada pela antítese, e desse confronto emerge uma síntese, que por si então se torna a nova tese, que será confrontada por uma nova antítese, perpetuando, assim, o processo dialético. Dialética, porém, já era um termo filosófico desde a Grécia Antiga, e foi muito melhor enfocada por Kant.

Hegel afirma que o processo histórico é um processo dialético.
  

Relativo a dialética e ao marxismo

A leitura de Marx e os termos dialéticos são muito difíceis
  


O conceito de dialética é utilizado por diferentes doutrinas filosóficas e, de acordo com cada uma, assume um significado distinto.
Para Platão, a dialética é sinônimo de filosofia, o método mais eficaz de aproximação entre as idéias particulares e as idéias universais ou puras. É a técnica de perguntar, responder e refutar que ele teria aprendido com Sócrates (470 a.C.-399 a.C.). Platão considera que apenas através do diálogo o filósofo deve procurar atingir o verdadeiro conhecimento, partindo do mundo sensível e chegando ao mundo das idéias. Pela decomposição e investigação racional de um conceito, chega-se a uma síntese, que também deve ser examinada, num processo infinito que busca a verdade.
Aristóteles define a dialética como a lógica do provável, do processo racional que não pode ser demonstrado. "Provável é o que parece aceitável a todos, ou à maioria, ou aos mais conhecidos e ilustres", diz o filósofo.
O alemão Immanuel Kant retoma a noção aristotélica quando define a dialética como a "lógica da aparência". Para ele, a dialética é uma ilusão, pois baseia-se em princípios que são subjetivos.
O método dialético possui várias definições, tal como a hegeliana, a marxista entre outras. Para a lguns, ela consiste em um modo esquemático de explicação da realidade que se baseia em oposições e em choques entre situações diversas ou opostas. Diferentemente do método causal, no qual se estabelecem relações de causa e efeito entre os fatos (ex: a radiação solar provoca a evaporação da água, esta contribui para a formação de nuvens, que, por sua vez, causa as chuvas), o modo dialético busca elementos conflitantes entre dois ou mais fatos para explicar uma nova situação decorrente desse conflito.

Eles assumem o metódo dialético marxista.
  

Dialética. confronto de idéias.

Dialética sempre tem a ver com confronto de idéias , pessoas, classes etc. e que materialismo tem a ver com a realidade tal como ele é
  

Outras informações sobre Dialético:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Dialético possui 9 Letras
A Palavra Dialético possui 5 vogais - ia e i o
A Palavra Dialético possui 4 consoantes - d l t c
A Palavra Dialético ao contrário: Ocitélaid

1 página - 7 Definições