Classificação morfossintática

Doutor é um Substantivo, masculino singular ;

Aquele que fez o curso de pós-graduação "strictu sensu", a nível de doutorado, defendendo uma tese ao final do curso de 4 anos. Os doutorados mais antigos foram em direito civil e direito canônico, criados em 1223 na Universidade Bologna, a primeira do mundo ocidental. Os doutorados em medicina ( MD ) e Philosofia( Ph.D ) somente foram criados em 1875, 652 anos depois dos de direito civil e direito canônico. Em razão disso os médicos e profissionais de outras ciências, na inexistência de um doutorado próprio para eles, quando eram figuras eminentes na profissão, recebiam o doutorado honorário ( "honoris causa") em direito civil ( LL.D). Daí se dizer que o título de doutor foi uma dádiva dos juristas aos médicos. Todos os médicos da Rainha Victoria tinham que apresentar seu título honorário de Doutor em direito Civil (LL.D ) para exercerem a profissão. O mesmo ocorreu com Isaac Newton, Francis Bacon e Charles Darwin, todos eles recipientes do LLD, como cientistas eminentes que foram. Nos Estados Unidos, - e somente lá - os cursos de direito, medicina, odontologia e medicina veterinária, por serem cursos de pós-graduação, em nível de doutorado ( para entrar numa desses cursos, você tem que apresentar previamente o seu B.A, ( Bachelor of Arts) ou B.Sc ( Bachelor of Science), que são os cursos "undergratuate" mais comuns. Ao final do doutorado, nem precisam fazer as defesas de tese, recebendo os titulos de Juris Doctor (JD), Medicine Doctor ( MD), Doctor of Dental Surgery (DDS ) e Doctor of Veterinary Medicine ( (DVM ). É por causa dessa tradição, que quase todos os doutorados honorários, dados pela universidades ocidentais, são sempre concedidos em direito civil, mesmo sendo o agraciado de outro ramo das ciências.

O doutorado verdadeiro é normalmente dado aos que fizeram o doutorado com defesa de tese, mas no Brazil e nos países de língua portuguesa e hespanhola, o título de doutor é estendido, por tradição e educação, àqueles que tenham feito apenas a graduação nessas disciplinas, principalmente se forem advogados, médicos, engenheiros, psicólogos, etc.
  


Indivíduo que obteve o grau de doutorado ao defender uma tese sui-generis em uma Universidade, diante de de uma banca examinadora composta de outros doutores e pós-doutores. Médicos, dentistas, advogados, engenheiros, farmacêuticos e outros profissionais a usam indevidamente, por razão cultural, mas cobertos pela lei.

Doutor é quem fez DOUTORADO!!!

O doutor em física.
O doutor em ciência da computação.
O doutor em história.
  

1 Aquele que recebeu supremo grau em uma faculdade universitária.
2 Homem que tem presunção de sábio.

Você fez doutorado? Parabéns, você merece ser chamado de DOUTOR!
  


Outras informações sobre Doutor:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Doutor possui 6 Letras
A Palavra Doutor possui 3 vogais - ou o
A Palavra Doutor possui 3 consoantes - d t r
A Palavra Doutor ao contrário: Rotuod

1 página - 3 Definições