Classificação morfossintática

Egocêntrico é um Substantivo, masculino singular ;
Egocêntrico é um Adjetivo, masculino singular ;

Indivíduo que acredita que tudo deve caminhar a seu favor, por achar que é o único a merecer; sem se preocupar com o seu semelhante.

Caso esteja num navio prestes a afundar, o egocêntrico, com certeza, tentará convencer a todos que ele deve ser o primeiro a entrar num bote salva vidas porque ele realmente só consegue enxergar suas próprias necessidades.
  


Pessoa que centra-se no se próprio ego: ego + centro= centra-se em si mesmo; indivíduo egocêntrico é idiossincrático; considera que tudo "gira ao seu redor"; pop.: "centrado no próprio umbigo"

Não existe nada nem ninguém além da pessoa egocêntrica.
  

Pessoa que age voltado para si mesmo, considerando-se o centro do mundo.
Age em benefício do próprio ego. Desconsidera os demais.

João foi à festa sem preocupar-se em deixar o irmão doente sozinho.
  


É um adjetivo relativo ao egocentrismo.Significa aquele que se considera o centro do universo. Diz-se da obra cujo autor é o centro e principal ator.
Em Psicologia, egocentrico significa aquele indivíduo preocupado consigo mesmo e seus problemas ,e relativamente insensível às preocupações de outros,mas não necessariamente egoísta.

Fulano é egocêntrico.
  

Pessoa preocupada com sua causa exclusiva ou principalmente com os próprios interesses e bem-estar, absorto em si mesmo, com pouca consideração pelos outros, egoísta.
Eles atraem a atenção das pessoas e admiração. É por isso que os egocêntricos estão enamorados de símbolos de status, ou seja, objetos que fazem os outros olhar, admirar, a invejar, sonhar, comparar ou aspirar.

O egocêntrico desfila suas possíveis qualidades, exibe-as, consome visivelmente sua prepotência, adora ser elogiado em voz alta, chamando a atenção para si compulsivamente, gaba-se de seus feitos, mesmo quando realizados em equipe, lhes dá destaque incessantemente.
  


Definição de uma pessoa que tem um égo além do normal, uma pessoa com um alto égo.

Ele se acha um sabidão, muito egocêntrico.
  

É a pessoa que só quer saber de si mesma .

Ela é egocêntrica, portanto os outros não lhe importam.
  

Da semântica - ego (eu) + cêntrico (centro). Adjetivo que expressa o egoísmo. Historicamente, os egocêntricos eram grupos de filósofos analíticos e estudiosos da epistemologia que contraproduziam o movimento teocêntrico - estabelecido pela Igreja Católica.

Rogério descobriu que a essência de ser egocêntrico, o implicou ao individualismo incoerente e anti-social.
  

Existe dois tipos de egocentrismo, um é que se acha o centro de tudo, que é o autor de tudo, é o centro do universo e é melhor que todos e ninguém tem importância a não ser ele, a outra é derivado á realidade é centro de tudo, é o autor de tudo, é o centro do universo, todos tem importância para ele como se fosse ele, porque toda dor ou alegria que sente é egocêntrica, sente-se confuso mediante ao facto de ser o único ser em todo espaço ilimitado a ser o centro, e omite essa maneira de ser para não ser tratado de maneira diferente dos restantes homens.

Ele é muito egocêntrico!
  

Outras informações sobre Egocêntrico:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Egocêntrico possui 11 Letras
A Palavra Egocêntrico possui 5 vogais - e o e i o
A Palavra Egocêntrico possui 6 consoantes - g c ntr c
A Palavra Egocêntrico ao contrário: Ocirtnêcoge

2 páginas - 17 Definições