Classificação morfossintática

Empírico é um Substantivo, masculino singular ;
Empírico é um Adjetivo, masculino singular ;

Aquilo que deriva da experiência comum.
Coisas que as pessoas aprendem vivendo.

Se tomar veneno, morre.
Se malhar, fica forte.
  


É uma forma de conhecimento.
Conhecimento empírico é um conhecimento derivado de experiências cotidianas, que provém de tentativas, erros e acertos.

Ao comprar um celular, suponhamos que você não saiba usar certas funções, e ao longo do tempo vai aprendendo sem ler o manual, e sim mexendo e testanto suas funções.
  

Empírico é algum fato que se apóia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

A sua vivência é um modo empírico
  


É um conhecimento popular, sendo formado pelo conjunto de opiniões não-comprovadas cientificamente. É adiquirido independente de estudos, pesquisas reflexões ou aplicações de métodos. Pode advir por experiencias casuais, por meio de tentativas, mas sem fundamentação dos postulados metodológicos.

Popularmente todos cohecem o objeto lápis, mas poucos sabem que ele é composto por grafite que, por sua vez, é um condutor de energia.
  

Aquilo que veio da prática.

De trabalhar por vários dias, meses e até anos na mesma profissão desevolvemos um metodo nosso para trabalhar de forma segura e experiente, chamo de empírico.
  


É um dado, uma informação de experiência direta.

"Eu sei que a pedra fica quente depois de receber sol porque toquei na pedra depois que ela recebeu sol." Não seria empírico caso resultasse apenas de uma dedução, como "sei que a pedra fica quente depois de receber sol porque tudo que recebe sol fica mais quente.", sem nunca sequer ter tocado na pedra.
  

Empirico - é o conhecimento que adquirimos através de experiência vivenciadas no nosso dia a dia, aquele conhecimento que não é retirado de um manual,descobrimos através de nosso interesse e necessidade.

Uma cozinheira ao criar um novo prato, ela pelo seus conhecimento busca associar os ingredientes usados em pratos antigos para criação de um novo prato.
  

Empírico é algum fato que se apóia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

Empírico também é o nome designado para aquele indivíduo que promete curar doenças, sem noções científicas, uma espécie de curandeiro, que na verdade, é um charlatão. É por esse motivo que o antônimo de empírico é "rigoroso"
  

Refere-se a um fato que se apóia em experiência vivida, na observação de coisas e não em teorias e métodos científicos.

Na minha pesquisa farei um estudo empírico, desta forma precisarei fazer muita pesquisa de campo
  

São situações vivdas no dia a dia do cotidiano.

A pesquisa foi feita de forma empírica
  

Outras informações sobre Empírico:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Empírico possui 8 Letras
A Palavra Empírico possui 4 vogais - e i i o
A Palavra Empírico possui 4 consoantes - mp r c
A Palavra Empírico ao contrário: Ocirípme
Busca reversa Onomasiológica por Empírico

2 páginas - 16 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português