Classificação morfossintática

Empirismo é um Substantivo, masculino singular ;

S. m.,
Em um modo filosófico, empirismo é uma doutrina que se baseia na experiência, exclusivamente, como única (ou principal) fonte de conhecimentos..

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou fé.

  


O Empirismo tem como única fonte de conhecimento humano a Experiência, e que não há qualquer património antrescedente a razão.

O Empirismo relaciona Percepções concretas, Representações gerais e Conceitos, por exemplo: A criança vê / vive a experiência concretamente (Ex.: o calor do fogo); Constrói uma representação mental (vê o fogo e sabe que queima); Elabora um conceito (o fogo é quente e queima).
  

[Filosofia] Doutrina filosófica que afirma ser o conhecimento resultado da experiência, restringindo-se ao que pode ser apreendido através dos sentidos ou da introspecção, opondo-se ao racionalismo e à metafísica;
Comportamento da pessoa que se pauta em conhecimentos de ordem prática;
Procedimento médico que se baseia na experiência sem a utilização de metodologia científica.
[Por Extensão] Pej. Dito ou comportamento de charlatão (curandeiro); charlatanismo.

"Colocado entre a ciência e o empirismo, o extinto Chardon compreendera que só a ciência poderia assegura-lhe o êxito: estudara assim as causa da moléstia e baseava seu remédio em certo regime que o apropriava de todos os temperamentos."
(Trecho do livro "Ilusões Perdidas" cap.I, de Honoré de Balzac)
  


Outras informações sobre Empirismo:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Empirismo possui 9 Letras
A Palavra Empirismo possui 4 vogais - e i i o
A Palavra Empirismo possui 5 consoantes - mp r sm
A Palavra Empirismo ao contrário: Omsiripme
Busca reversa Onomasiológica por Empirismo

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português