Letra E
28600 Palavras

Entimema

1 Definição encontrada.
 

Significados de Entimema :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  4 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Entimema

Por (TO) em 02-10-2011

É substantivo masculino, de origem grega - enthýmema - que da Lógica Silogística contém uma só premissa, dando-se por subentendida a segunda. Assim, em O homem tem direitos, logo tem deveres, é possível subentender que quem tem direitos, tem também deveres. Ou, ainda, do G. ENTHYMEMA, ?pensamento, argumento?, derivado de ENTHYMESTHAI, ?ponderar?, por si derivado de THYMÓS, ?espírito, pensamento?. Em outras palavras, entimema é argumento que contém pelo menos uma premissa não explícita, quase sempre tida como uma premissa implícitam, subentendida ou oculta. Desse modo, em Fulano é advogado, logo Fulano tem formação universitária, este caracteriza a premissa não formulada de que advogados têm formação universitária. Pode ser ainda entendida como sendo silogismo em que só há antecedente e consequente.

Exemplo de entimema: Todos os pássaros cantam, logo o sabiá, símbolo do pássaro brasileiro, canta. Assim, todos os pássaros cantam. O sabiá é um pássaro brasileiro. O sabiá canta.




Outras Informações:

Palavras com 8 letras

A palavra possui 4 vogais - e i e a
A palavra possui 4 consoantes - nt m m
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Entimema - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®