Classificação morfossintática

Equanimidade é um Substantivo, feminino singular ;

1.Ânimo inalterável, sempre igual, tanto na adversidade como na prosperidade.
2. Espírito sereno, equilibrado.
3. Correção e imparcialidade.

Equanimidade significa serenidade de espírito. É um estado natural e relaxado, a capacidade de experimentar de maneira estável as diferentes situações do mundo físico, das sensações, da mente e dos fenômenos. É caracterizada pela profunda tranqüilidade, completamente livre de oscilações.
Nada paga o preço de estarmos felizes por nós mesmos. Alcançando esse estágio, até mesmo os relacionamentos ficam mais fáceis de se lidar, de pensar usando a razão ao invés do coração. Isso traz uma paz incomensurável.
  


Esta não é uma definição, é uma sugestão. Há no final da definição atual uma idéia de que em estado de equanimidade podemos viver e decidir em equilíbrio através da razão, e não do coração. Permita-me sugerir que esta é uma percepção equivocada. A equanimidade somente pode ser atingida através do Coração, pois ele é a fonte da razão e da mente elevada. O cérebro não traz a razão, traz apenas o intelecto, a capacidade de processar informação. E as emoções desequilibradas e nocivas não são provenientes do coração, e sim de áreas mais abaixo no corpo, como o fígado, o estômago, os intestinos e outros órgãos do aparelho digestivo.

Só se pode viver em equanimidade quando o coração está em equilíbrio, pois assim passamos pelas experiências da vida em paz, sem nos identificarmos com os fenômenos a existência na Terra.
  


Outras informações sobre Equanimidade:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Equanimidade possui 12 Letras
A Palavra Equanimidade possui 7 vogais - e ua i i a e
A Palavra Equanimidade possui 5 consoantes - q n m d d
A Palavra Equanimidade ao contrário: Edadiminauqe
Busca reversa Onomasiológica por Equanimidade

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português