Classificação morfossintática

Ergonomia é um Substantivo, feminino singular ;

Ergonomia é a ciência que estuda a actividade do Homem enquanto trabalhador e/ou utilizador de produtos, no sentido de definir as condições de realização dessa actividade e garantir a sua segurança, saúde, conforto e, se necessário, a produtividade em termos qualitativos e/ou quantitativos.

Ergonomia (ou Factores Humanos) trata da compreensão das interacções entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, por exemplo na adequação de um posto de trabalho às características, capacidades e limitações humanas.

É a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos a projectos que visam optimizar o bem-estar humano e a performance global dos sistemas.
  


Estudo da relação entre seres humanos e máquinas, visando a segurança e o conforto, através de posturas e procedimentos.

Ergonomia são regras de procedimentos e limitação por tempo contínuo e total diário em atividades de esforço repetitivo, como digitação, condução de veículos, etc.
  


Três definições podem ser apresentadas:
Definição Etimológica: ERG = Trabalho e NOMOS= Leis, logo é a ciência, arte, técnica que congrega o conjunto de leis sobre o trabalho. Isto não quer dizer que são leis trabalhistas, mas leis que dizem respeito ao funcionamento fisiológico, antropométrico, biomecânico, psicológico do ser humano.
Defeinição Popular: é a adaptação do trabalho ao homem
Definição Legal: é a que norteou os mandamentos da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR-17), qual seja: É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem, necessários para a construção de máquinas, dispositivos, ferramentas, que possam ser utilizadas com o máximo de conforte, segurança e eficiência.

A Luva tem de ser construída para acomodar os cinco dedos da mão;
Caso o trabalhador não tenha um dos dedos, a empresa deverá mandar confeccionar uma luva com acomodação para os quatro dedos. Isso acontece?

O Planalto, certamente, manda. Isto é um exemplo de ERGONOMIA.
  

Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.

Implantando a ergonomia, toda empresa, tende a crescer.
  


Estudo técnico da relação entre o trabalhador e o equipamento de trabalho ou o meio em que ocorre esse trabalho.

O empregado trabalha com um computador, ele deve conhecer o equipamento, seu instrumento de trabalho. Isso é estudado em ergonomia.
  

Ergonomia é a ciência que busca alcançar o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Entretanto, se não existir esse ajuste, teremos a presença de agentes ergonômicos que causam doenças e lesões no trabalhador.

Você já viu como funciona uma guilhotina manual que serve para cortar chapas de aço? A haste de movimentação da guilhotina, que tem contato com as mãos do trabalhador, deve ter uma forma adequada, de modo a permitir que todos os dedos nela se apoiem,Essa forma respeita a anatomia das mãos, proporcionando conforto ao trabalhador.Os agentes ergonômicos presentes nos ambientes de trabalho estão relacionados a: exigência de esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada no exercício das atividades, exigências rigorosas de
produtividade, jornadas de trabalho prolongadas ou em turnos, atividades monótonas ou repetitivas etc
  

Outras informações sobre Ergonomia:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Ergonomia possui 9 Letras
A Palavra Ergonomia possui 5 vogais - e o o ia
A Palavra Ergonomia possui 4 consoantes - rg n m
A Palavra Ergonomia ao contrário: Aimonogre
Busca reversa Onomasiológica por Ergonomia

1 página - 6 Definições