Letra E
28133 Palavras

Escabeche

1 Definição encontrada.
 

Classificação morfossintática:

Verbo, presente do subjuntivo 1a pessoa singular de escabechar
Verbo, presente do subjuntivo 3a pessoa singular de escabechar
Verbo, imperativo 3a pessoa singular de escabechar
Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Escabeche

Significados de Escabeche :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  18 sobe, 3 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Escabeche

Por (SP) em 17-11-2008

O termo escabeche, associado sempre ao preparo da sardinha, sofreu pequena alteração de significado com o passar dos séculos. A palavra árabe Sicbédj significa "comida temperada com vinagre". Antigamente, a sardinha crua conservada em salmoura, com vinagre e especiarias, levava o nome de escabeche. Atualmente cozinha-se o peixe nos temperos, e dá-se o nome de escabeche ao resultado. A preparação da sardinha crua se mantém na culinária alemã abrasileirada, nos filés ao vinagre aqui chamados rolmops, que originalmente eram preparados com arenque e traem um certo cosmopolitismo em sua preferência como tira-gosto de vodca, acquavit ou steinhager, nos botecos à beira-mar de vários países europeus.

Mas uma conserva simples e o Escabeche como o preparam pescadores paulistas tarimbados são nossas receitas para a popular sardinha. O Escabeche, conforme ensinado pelo senhor Geraldo, de uma barraquinha na praia do Itaguá, em Ubatuba, serve de petisco, acompanhando a cerveja. Não poderia faltar, também, uma receita portuguesa -- Caldeirada de Sardinhas ao Forno.

Conserva de Sardinha

Ingredientes
2 kg de sardinhas
1 copo (200 ml) de vinagre de vinho branco
1/2 copo de óleo de milho
azeite de oliva a gosto
sal a gosto

Preparo
Limpe as sardinhas, removendo escamas, cabeça e barrigada. Arrume-as em camadas, numa panela de pressão grande. Vá regando cada camada com óleo e vinagre, e temperando com sal. No final, cubra com água e leve ao fogo baixo. Quando começar a apitar, marque uma hora exata no relógio e retire do fogo. Se sobrar ainda muita água, retorne ao fogo baixo, sem pressão, até que fique somente o óleo. Retire da panela com cuidado para não quebrar. Descarte o óleo que restar na panela. Regue com azeite e guarde na geladeira, em travessa de vidro, para servir como prato quente ou frio. Dura semanas.

Escabeche

Para o preparo do escabeche, basta adicionar à receita acima temperos tradicionais. Por exemplo, duas cebolas médias, três dentes de alho, um pimentão vermelho, dois tomates graúdos, uma folha de louro, pimenta-do-reino a gosto, salsa e cheiro verde. Estes devem ser picados e distribuídos entre as camadas de sardinha. Peixes como a sardinha dura (ou savelha) e a cavalinha também servem para escabeche.

Conserva de Sardinha

Ingredientes
2 kg de sardinhas
1 copo (200 ml) de vinagre de vinho branco
1/2 copo de óleo de milho
azeite de oliva a gosto
sal a gosto


Outras Informações:

Palavras com 9 letras

A palavra possui 4 vogais - e a e e
A palavra possui 5 consoantes - sc b ch
1 página - 1 Definição

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Escabeche - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®