Classificação morfossintática

Estóico é um Substantivo, masculino singular ;
Estóico é um Adjetivo, masculino singular ;

Relativo ao estoicismo; adepto dessa filosofia.

Ao contrário dos Hedonistas, estóicos não são filósofos, metafísicos, mas pragmatistas, moralistas, inteiramente absorvidos na prática, na ética.
No pensamento dos estóicos, o fim supremo, o único bem do homem, não é o prazer, a felicidade, mas a virtude; não é concebida como necessária condição para alcançar a felicidade, e sim como sendo ela própria um bem imediato.

Exemplo: Diz-se de um indivíduo firme, senhor de si mesmo; inabalável, impassível, austero: ter um comportamento estóico na desgraça. O estóico acha que se deve aproveitar a vida o máximo possível, porque ela tem uma limitação. Não apresenta exteriormente nenhuma comoção, nenhum sofrimento, nenhuma sensibilidade; calmo, fleumático, frio, imperturbável; que manifesta indiferença e desprezo pelos males físicos e morais, procurando aniquilar os desejos e as paixões e viver conforme a Razão e a Virtude.
  


Os estoicos são filósofos e grandes pensadores que formavam uma corrente de pensamento e foram os primeiros a contextualizar o mundo grego racional e natural. Assim, de acordo com os estoicos existe uma lei natural imutável, igual em todas épocas e locais, e que essa deveria ser sempre levada em conta na hora de agir e formar pensamentos racionais.

Os estoicos deram caráter racional ao Direito Natural.
  

Outras informações sobre Estóico:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Estóico possui 7 Letras
A Palavra Estóico possui 4 vogais - e oi o
A Palavra Estóico possui 3 consoantes - st c
A Palavra Estóico ao contrário: Ociótse
Busca reversa Onomasiológica por Estóico

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português