Classificação morfossintática

Exegeta é um Substantivo, masculino singular ;
Exegeta é um Substantivo, feminino singular ;

Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. A exegese como todo saber, tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da Bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.

A palavra exegese é oriunda do grego exegeomai, exegesis: ex tem o sentido de retirar, derivar, ex-trair, ex-ternar, ex-teriorizar, ex-por e "hegeisthai" o de conduzir, guiar.
Por isso, o termo exegese significa, como interpretação, revelar o sentido de algo ligado ao mundo do humano, mas a prática se orientou no sentido de reservar a palavra para a interpretação dos textos bíblicos. Exegese, portanto, é a denominação que se confere à interpretação das Sagradas Escrituras desde o século II da Era Cristã. Orígenes, cristão egípcio que escreveu nada menos que 600 obras, defendia a interpretação alegórica dos textos sagrados, afirmando que estes traziam, nas entrelinhas de uma clareza aparente, um sentido mais profundo. O termo exegese restou ligado à interpretação alegórica, ensejando abusos de interpretação, a ponto de alguns autores afirmarem, ironicamente, que a Bíblia seria um livro onde cada qual procura o que deseja e sempre encontra o que procura.
Ser exegeta é contextualizar o que foi escrito com a cultura da época e extrair os princípios morais para o tempo presente.
  


Pessoa que faz uma explicação ou interpretação de textos e obras de artes

Uma pessoa analisa uma obra de arte.
Ela faz uma explicação
O que foi usado
Quais as cores
O que significa a obra
  

Outras informações sobre Exegeta:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Exegeta possui 7 Letras
A Palavra Exegeta possui 4 vogais - e e e a
A Palavra Exegeta possui 3 consoantes - x g t
A Palavra Exegeta ao contrário: Ategexe

1 página - 2 Definições