Classificação morfossintática

Fácies é um Substantivo, feminino plural ;

Vemos com freqüência em textos médicos o emprego de facies no gênero masculino. "O paciente tem um facies característico...".
Facies é palavra latina do gênero feminino, com o mesmo sentido de face em português. Foi incorporada ao vocabulário médico com um duplo significado.
Na Terminologia Anatomica, redigida em latim, tanto designa a face em sua estrutura anatômica, como indica a superfície de determinadas partes do corpo, como ossos e vísceras: facies anterior, facies posterior, facies medialis, facies lateralis, facies parietalis, facies visceralis.[1] Nesta acepção deve traduzir-se por face anterior, face posterior, face medial, face lateral, face parietal, face visceral.
Em Semiologia, a palavra facies adquiriu outro significado, expressando o aspecto geral do rosto do paciente, onde se espelham sinais sugestivos de determinadas doenças ou situações clínicas.

Devia alimentar-se bem e evitar quedas que pudessem prejudicar o feto e os desejos alimentares satisfeitos com o receio de que o bebê nascesse com fácies do alimento desejado e não ingerido.
  


Outras informações sobre Fácies:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Fácies possui 6 Letras
A Palavra Fácies possui 3 vogais - a ie
A Palavra Fácies possui 3 consoantes - f c s
A Palavra Fácies ao contrário: Seicáf
Busca reversa Onomasiológica por Fácies

1 página - 1 Definição