Fato gerado para a imprensa propositadamente para chamar a tenção com intuito de se desviar os olhares de um assunto em discussão.

O congresso vai dar encaminhamento a uma lei que o menir a partir de quatorze anos já poderão ser responsabilizados criminalmente.
"isto, com objetivo de desviar os olhares dos problema das passagens dos deputados federais".
  


Um factóide é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada. Têm-se notícia do uso do termo já na década de 50.

O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia. Estes, em alguns casos estão, ou aspiram ao poder.

Segundo [o Ministro X], a acusação é tão absurda que só poderia ter sido feita mesmo [pelo Prefeito Y], muito dado a lançar factóides', ou fazer declarações apenas para atrair as atenções."
  

Fato criado com o propósito de chamar atenção para alguma coisa; ou para amenizar ou minimizar os efeitos de outras.

"O Astrogildo é mesmo um louco, fingiu que ia se atirar do prédio só para chamar atenção da Porciúncula, armou um factóide"
  


Uma mentira tão bem contada que parece verdade.

Se eu for eleito farei de tudo, se possível darei a minha vida, para resolver os problemas da segurança no brasil. Isso é uma mentira tão bem contada que parece verdade
  

Outras informações sobre Factóide:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Factóide possui 8 Letras
A Palavra Factóide possui 4 vogais - a oi e
A Palavra Factóide possui 4 consoantes - f ct d
A Palavra Factóide ao contrário: Ediótcaf

1 página - 4 Definições