Letra F
15137 Palavras

Favela

13 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, feminino singular

Flexões da palavra Favela

Significados de Favela :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  47 sobe, 11 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Favela

Por (SC) em 18-07-2010

Uma comunidade com todas os aspectos de um bairro, porém predomina o aspecto claro da dificuldade social e financeira.
No sul do país, mais precisamente no Rio Grande do Sul, na área metropolitana de Porto Alegre, notadamente torna-se como denominação predominante o sinônimo: "vila"

Informação de endereço: "Eu moro na (favela) Vila de Bom Jesus".



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  25 sobe, 4 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Favela

Por (SP) em 02-01-2008

São termos usados para descrever regiões urbanas de baixa qualidade de vida e cujos moradores possuem limitado poder aquisitivo ? áreas com edificações inadequadas, muitas vezes apertadas aos morros onde é difícil construir edifícios estáveis e com os materiais tradicionais. Oficialmente, porém, define-se uma favela como qualquer região cujas construções tenham sido realizadas em terrenos invadidos.

Favela da Rocinha.


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  7 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Favela

Por (SP) em 18-09-2013

Favela: conjunto de casas ou barracos de forma mais aglomerada lugares mais pobres perigosos e harmoniosos ao mesmo tempo.

O seu quarto com tudo isso aglomerado parece a favéla

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  9 sobe, 4 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Favela

Por (RS) em 08-07-2011

Árvore típica do sertão nordestino.
Quando os sertanejos foram para o Rio de Janeiro, o Governo prometeu moradias populares a eles, e vendo que a promesa nunca seria cumprida eles montaram seus próprios casebres em morros. Após o término das construções eles viram que o local ficara igual as dos sertões nordestinos e apelidaram de FAVELA por causa da árvore.

 Ele mora em uma favela.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  5 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

5. Favela

Por (SP) em 14-04-2011

Lugar onde habita pessoas de classe baixa com condições baixa(que ganha um salário minímo por mes) e que as moradias são um pouco precárias.

Eu moro na favela.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  25 sobe, 22 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

6. Favela

Por (PE) em 29-09-2010

Favela (Cnidosculus phyllacanthus) Originalmente o vocábulo favela, significa uma árvore pequena que chega a 5 m de altura com galhos distribuídos de forma irregular. O tronco e as folhas são cheios de espinhos cuja picada queima como uma ferroada de abelha ou maribondo provocando inflamações dolorosas, provavelmente devido à ação de um látex. As flores brancas dão em pequenos cachos. Tanto as folhas maduras como a casca, servem de alimento aos animais. As sementes são ricas em sais minerais e proteínas, tendo potencial para produção de óleo e farinha, mas sem valor comercial atualmente. A favela é típica da caatinga, sendo encontrada em regiões pedregosas, na faixa entre o Piauí e a Bahia.
Este nome passou a designar as comunidades dos morros cariocas e depois em outras cidades, depois do advento da guerra de Canudos, o exército republicano atacava a partir do Morro da Favela, vizinho ao arraial do Conselheiro. O nome era devido à profusão da planta de mesmo nome no local. Após a guerra, os militares veteranos ganharam casas em um morro do Rio de Janeiro que ficou conhecido como favela. Daí o nome ganhou o significado que tem hoje.

Fala-se no sertão sobre a favela que “essa aí nem bicho come”. Devido aos espinhos das folhas verdes que queima como urtiga.

Favela como é conhecida hoje as comunidades pobres que vivem não só em morros como em perifercias, ou infiltradas em locais invadidos das grandes cidades, aos poucos vão perdendo este signifcado para o seu verdadeiro nome: "comunidades". Favela passa a ser pejorativo quando se refere ao conjunto de moradia de baixa renda.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

7. Favela

Por (SP) em 29-06-2010

Sua origem se deu através da palavra favos, conjunto de casas aglomeradas e sem ordem ou divisão.

A favela em que morei é sinistra.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  46 sobe, 47 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

8. Favela

Por (PR) em 12-04-2010

"FAVELA" origina-se do Latim "fava", "favo", que é como se organiza o aglomerado improvisado de moradías frágeis, feitas com material de descarte industrial, organização espacial esta qye assume o formato de mini-células cujo funcionamento e a posse são autônomas.

Juntas, levam o nome recente de "comunidade", não muito diferente alias, do sentido original de "colméia".

80% dos favelados são trabalhadores de baixa renda e seu surgimento como "alternativa habitacional" deu-se por negligencia goveranmental, após a Guerra de Canudos, deixando os soldados e suas famílias á própria sorte na então Capital Federal (RJ), após o término do extermínio dos civis religiosos de Antonio Conselheiro.

"Conheci uma menina lá da FAVELA, maior gatinha..."

"Meu bairro bem que poderia se chamar de alFAVELA" ...

"Esse ônibus aqui passa bem no meio daquela FAVELA".

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  6 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

9. Favela

Por (MT) em 18-07-2010

Tenho que favela é uma região de morros em que marginais se escondiam da polícia pela dificuldade de achá-los. E assim se instalavam lá com mais frequência até ficarem definitivos.
Hoje favela dá uma idéia de moradia fácil, pela dificuldade do Estado e Município atuarem com seus impostos.

Ele mora em uma favela.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  15 sobe, 20 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

10. Favela

Por (BA) em 19-07-2010

Planta nativa do semiárido nordestino, dotada de pelos urticantes, que em estado seco serve como forragem para animais, de nome cientíifico "Cnidosculus phyllacanthus".
Nome também dado às comunidades periféricas e desassistidas de grandes cidades brasileiras a partir do final da guerra do Paraguay, quando os soldados, em sua maioria negros, retornaram, à capital federal, à época o Rio de Janeiro.

Fui no mato pegar o bode e encostei numa favela, queimei o braço todo.

Outras Informações:

Palavras com 6 letras

A palavra possui 3 vogais - a e a
A palavra possui 3 consoantes - f v l
2 páginas - 13 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Favela - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®