Letra G
13078 Palavras

Grafema

2 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Substantivo, masculino singular

Flexões da palavra Grafema

Significados de Grafema :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  28 sobe, 26 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Grafema

Por (PR) em 10-07-2008

Termo geral que designa as letras, os sinais de pontuação (diacríticos) e demais símbolos de um sistema de escrita. O grafema é a unidade fundamental de todo e qualquer sistema de escrita sendo indivisível (base), e abstrato não material. Por ser a base dos sistemas de escrita, os grafemas permitem diferenciar palavras com sonorização e, ou, escrita muito próximas (homônimas perfeitas). Um símbolo alfabético é letra quando representa o fonema enquanto fonema. Quando é um fonema funcional, ou seja, tem uma função acerca da definição e, ou, sentido numa palavra o símbolo ou grupo de símbolos é dito grafema.

Exs: Tio e Til : 'T' e 'i' são letras por que por meio desses fonemas que representam não podemos discernir a diferença entre essas duas palavras homônimas. O 'o' e o 'l' são grafemas, pois os fonemas que representam têm função significatória: tio parente e til acento.

Barra e jarra = barr e jarr são os semantemas das respectivas palavras. O símbolo alfabético 'a' no fim desses vocábulos são as desinências e 'b' e 'j' são os grafemas.

Anúncio e anuncio = nesse caso o que torna assas palvras distintas é o diacrítico acento agudo que é o grafema, pois modifica o fonema a ponto de modificar o sentido da palavra em relação a 'anuncio' !

quanto e canto = o dígrafo 'qu' e a letra 'c' desempenham papel significatório por isso são grafemas. 'a', 'n', 't' e 'o' são simplesmente letras pois representam fonemas que não auxiliam na distinção dessas palavras.

Tinteiro = eiro é grafema pois tem a função de indicar que é um objeto que se relaciona com tinta.

Por esses exemplos nota-se que os grafemas podem ser letras ou um grupo de letras. Os grafemas podem representar ainda sílabas (grafemas silábicos), ideogramas (grafemas ideogrâmicos) ou abjads (grafema consonaltal). Os grafemas utilizados em português são grafemas fonêmicos, pois representam exclusivamente fonemas.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  42 sobe, 48 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Grafema

Por (PR) em 09-07-2008

O termo grafema a que tudo indica parece provir dos vocábulos gregos grafé (escritura, arte de escrever) e emai (estar sentado, permanecer imóvel) que literalmente pode ser traduzido por: escritura imóvel. Os grafemas são definidos como a unidade fundamental de um sistema de escrita.

Grafema & letra
A diferença entre grafema e letra é muito sutil. De fato, os grafemas são a abstração formal de símbolos que convecionalmente representam um fonema ao qual damos o nome de letra, ou seja, o grafema é a idéia acerca das fomas do símbolo e a letra é a materialização (representação gráfica). Os grafemas por serem unidades fundamentais permitem que reconheçamos uma dada letra escrita sob formas um tanto diversas do paradigma. É por esse motivo que a sua etimologia indique "escritura imóvel". Para consolidar o entendimento acompanhe os exemplos:

A , a
Embora estejam grafadas diferentemente, essas duas representações são reconhecidas por meio da idéia que se tem do símbolo "a", isto é, por meio do grafema "a" . À medida que esta abstração é posta no papel automaticamente recebe o nome de letra, ou seja, a escrita em si. Analogicamente teríamos uma situação muito próxima àquela que encontramos na Matemática acerca das definições de número e numeral, onde o número é a idéia que envolva quantidade, valor (...) - [grafema = idéia acerca da forma] -, e numeral ao símbolo ou a associação de símbolos que representem graficamente a idéia de número [letra = representa fonemas por meio dessa ideia formal]. Da mesma forma que expressando numerais lemos número, também expressando -se fonemas por meio de letras lemos grafema.

Com base na analogia anterior teríamos os seguintes exemplos:

1.452 = númeral mil quatrocentos e cinqüênta e dois, mas também lemos número mil quatrocentos e cinqüênta e dois.

A = letra 'a', mas também lemos grafema 'a'


Outras Informações:

Palavras com 7 letras

A palavra possui 3 vogais - a e a
A palavra possui 4 consoantes - gr f m
1 página - 2 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Grafema - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®