Classificação morfossintática

Grota é um Substantivo, feminino singular ;

Abertura produzida pelas enchentes na ribanceira ou na margem de um rio.
2. Bras. Vale1 (1) profundo.
3. Depressão de terreno úmida e sombria: "Durante a seca as boiadas refugiavam-se nas serras, e escondiam-se pelas lapas e grotas, onde passavam os rigores da estação ardente, que abrasa a rechã." (José de Alencar, O Sertanejo, p. 197.)

u Grota cega. Bras. MT
1. Barranco onde não existe ouro.

"Durante a seca as boiadas refugiavam-se nas serras, e escondiam-se pelas lapas e grotas, onde passavam os rigores da estação ardente, que abrasa a rechã." (José de Alencar, O Sertanejo, p. 197.)
  


Depressão côncava do terreno, geralmente em forma de ferradura. É uma área normalmente úmida, com vertentens abruptas, muitas vezes coincidindo com uma cabeceira de drenagem, ou seja, com uma nascente de água. Sendo que essa nascente pode ser permanente ou intermitente.
Do ponto de vista da estabilidade geotécnica é uma região de risco, não devendo ser ocupada, mas sim preservada com sua vegetação natural.

"As grotas, ou cabeceiras de drenagem, são áreas de concentração de fluxos de água internos e externos. São de precária estabilidade geotécnica e constituem um aviso da própria Natureza para que não sejam ocupadas."
Livro Diálogos Geológicos, ARSantos. Editora O Nome da Rosa
  

Cratera aberta pela erosão, uma vala, etc.

O bisonho já colocou a lage em sua casa e já pode sair da grota.
  


Outras informações sobre Grota:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Grota possui 5 Letras
A Palavra Grota possui 2 vogais - o a
A Palavra Grota possui 3 consoantes - gr t
A Palavra Grota ao contrário: Atorg

1 página - 3 Definições