"Haja vista" é expressão verbal perifrástica, isto é, desenvolvida, que equivale à forma sintética veja. O elemento "haja" é flexão do verbo haver na terceira pessoa do imperativo afirmativo e "vista" não pode ser substituído por "visto", pois se refere a vista mesmo, com o sentido de "olho". Tal expressão deve, portanto, ser empregada de forma invariável e tem como objeto direto as palavras que a seguem. Em alguns autores, encontra-se a flexão do verbo: "hajam vista", como em "Hajam vista os acontecimentos em Foz do Iguaçu". Para outros, a expressão é seguida de preposição, "haja vista a", como em: "Haja vista às tão importantes decisões". Entretanto, estas práticas não encontram o respaldo da maioria dos autores renomados e por isso devem ser desconsideradas.

Assim, temos "O povo brasileiro cansou-se do atual modelo econômico, haja vista o resultado das eleições de 2002" e "A inflação não está sob total controle, haja vista as contínuas elevações dos preços dos alimentos".
  


Deve-se empregar a expressão "haja vista", já que a palavra "vista", neste caso, é invariável. Haja vista significa "por causa de, devido a, uma vez que, visto que, já que, porque, tendo em vista".

O repórter escreveu o texto sobre o HIV, haja vista que preocupa muitos Brasileiros.
  

Outras informações sobre Haja vista:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Haja vista possui 10 Letras
A Palavra Haja vista possui 4 vogais - a a i a
A Palavra Haja vista possui 6 consoantes - h j v st
A Palavra Haja vista ao contrário: Atsiv ajah
Busca reversa Onomasiológica por Haja vista

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português