Classificação morfossintática

Hebreu é um Substantivo, masculino singular ;
Hebreu é um Adjetivo, masculino singular ;

Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio?, isto é, do rio Eufrates. Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo. O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e relatos bíblicos (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus. Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.

Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C. A Palestina era uma pequena faixa de terra, que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte, com a Fenícia, ao sul com as terras de Judá, a leste com o deserto da Arábia e, a oeste com o mar Mediterrâneo. Governados por patriarcas, os hebreus viveram na palestina durante três séculos. Os principais patriarcas hebreus, foram Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué. Por volta de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos, até serem perseguidos e escravizados pelos faraós. Liderados então, pelo patriarca Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C., retornando à Palestina. Essa saída em massa dos hebreus do Egito é conhecida como Êxodo.
  


O termo hebreu em sua origem não queria determinar uma etnia, uma raça. Seu significado original se refere, sobretudo, a uma condição social. Tendo essa perspectiva devemos consider hebreu todos aqueles que estavam ou estão a margem de uma determinada conjuntura social. E neste caso, os hebreus eram aqueles que não se subordinavam a regime das cidades estados, aos reis, as trubutações que empobreciam muito aos camponeses. Não é atoa que a principal história dos hebreus é a libertação da escravidão do Egito, do faraó.

"Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos." (Êxodo 3,7)
  

Outras informações sobre Hebreu:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Hebreu possui 6 Letras
A Palavra Hebreu possui 3 vogais - e eu
A Palavra Hebreu possui 3 consoantes - h br
A Palavra Hebreu ao contrário: Uerbeh
Busca reversa Onomasiológica por Hebreu

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português