Classificação morfossintática

Hipotrofia é um Substantivo, feminino singular ;

Hipotrofia. De hipo- pouco, sub, insuficiente; trofo, nutrição e ia, afecção, literalmente significa condição em que há pouca nutrição e, por extensão, estado ou afecção decorrente de nutrição insuficiente. Em geral indica pouco desenvolvimento por insuficiência nutricional, embora seja termo também usado para indicar crescimento insuficiente ou mesmo involução e o estado resultante desta .

Hipotrofia fetal. Estado de pouco desenvolvimento fetal que resulta em recém-nascido com baixo peso e pequena estatura.

Hipotrofia muscular neurogênica. Estado de involução de células musculares por supressão neural traumática, por exemplo.
  


Diminuição do tamanho das células.

Um membro que fica em desuso tende a fazer hipotrofia celular, devido à baixa carga de trabalho.
  

Insuficiência de nutrição de um órgão, acarretando diminuição do volume desse órgão, em consequência da redução do número de células, sem que as sobreviventes modifiquem a sua estrutura ou função.

Esse órgão possui hipotrofia.
  


Insuficiência de nutrição de um órgão, acarretando diminuição do volume desse órgão, em conseqüência da redução do número de células, sem que as sobreviventes modifiquem a sua estrutura ou função.

Ficar longos períodos no leito, depois de imobilização no gesso, desuso do membro por quadro algico e/ou inflamatório e mesmo por redução da condução nervosa e nutricional.Ex: lesão do nervo por arma de fogo e acidente vascular encefálico popularmente chamado de "derrame".
  

Outras informações sobre Hipotrofia:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Hipotrofia possui 10 Letras
A Palavra Hipotrofia possui 5 vogais - i o o ia
A Palavra Hipotrofia possui 5 consoantes - h p tr f
A Palavra Hipotrofia ao contrário: Aifortopih
Busca reversa Onomasiológica por Hipotrofia

1 página - 4 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português