Classificação morfossintática

Instrumentação é um Substantivo, feminino singular ;

Instrumentação é definida como ?a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos?.
O termo instrumentação pode ser utilizado para fazer menção à área de trabalho dos técnicos e engenheiros que lidam com processos industriais (tecnicos de operação, instrumentação, engenheiros de processamento, de instrumentação e de automação), mas também pode referir-se aos vários métodos e técnicas possíveis aplicadas aos instrumentos. Para controlar um processo industrial (independente de qual o produto fabricado ou sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas, e para isso se utiliza da instrumentação. A engenharia que desenvolve, projeta e especifica os instrumentos que realizam estas medições é chamada de Engenharia de instrumentação.

Um instrumento é um dispositivo que é utilizado para medir, indicar, transmitir ou controlar grandezas características de sistemas físicos ou químicos. As variáveis medidas são praticamente todas as variáveis mensuráveis relacionadas com as ciências físicas.
  


S.f. Arte de dispor as partes de uma composição musical; ação de instrumentar.

O violinista criticou a instrumentação da ópera.
  


é a arte e ciência de medição e controle.

Para que seja mediada alguma coisa temos que comparar com o padrão, porque medir é comparar e para medir temos que usar um instrumento. O uso de vários instrumentos para medir várias variáveis é um conjunto de instrumentos. O estudo e a aplicação desta arte chama-se instrumentação.
  

Outras informações sobre Instrumentação:

Palavras com 14 Letras
A Palavra Instrumentação possui 14 Letras
A Palavra Instrumentação possui 6 vogais - i u e a ao
A Palavra Instrumentação possui 8 consoantes - nstr m nt c
A Palavra Instrumentação ao contrário: Oãçatnemurtsni
Busca reversa Onomasiológica por Instrumentação

1 página - 3 Definições