Lentidão, suavidade, o mesmo que lenidade. Excessiva tolerância.

A leniência dos legisladores e da Justiça é que incentiva o crime.
  


Leniência é uma qualidade de leniente. Pode significar também a tolerância com algo que ilícito ou proibido.

Nenhuma política desse tipo era possível quando os governos estaduais se endividavam sem controle e contavam com a leniência do Banco Central (BC) para manter seus bancos. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 16 de outubro de 2007)
  




Leniência é o mesmo que lentidão, suavidade ou aquilo que é manso e agradável. No âmbito jurídico, os acordos de leniência ocorrem quando um acusado participa do processo de investigação de um crime de ordem econômica.
Com o intuito de restaurar e corrigir os danos causados, o réu que está sob acordo de leniência, ajuda a tentar capturar outros criminosos e solucionar o ato ilícito, recebendo em troca alguns benefícios em sua pena.
Por exemplo, alguém que, tendo constituído ou participado de fato considerado criminoso ou ilegal, aceita prestar informações, normalmente, aquelas que a investigação policial ainda não detêm ou que facilitem aos órgãos policiais ou judiciais a terem acesso a outros envolvidos. Com isto, e por isto, lhes são concedidos alguns benefícios em relação às penas ou ao cumprimento destas.

O réu pediu leniência ao Juiz.
  

Outras informações sobre Leniência:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Leniência possui 9 Letras
A Palavra Leniência possui 5 vogais - e ie ia
A Palavra Leniência possui 4 consoantes - l n nc
A Palavra Leniência ao contrário: Aicnêinel
Busca reversa Onomasiológica por Leniência

1 página - 5 Definições