Classificação morfossintática

Limbo é um Substantivo, masculino singular ;

Olvido, esquecimento. Lugar para onde se atiram as coisas inúteis. Orla, borda, rebordo. Rebordo de um disco de um instrumento de medição sobre o qual é marcada a angulação angular. Contorno luminoso de um astro.

Se este não fosse um país desmemoriado não estaria no limbo.
  


[Bot.]-Limbo é um têrmo botânico que define a parte terminal
mais larga de uma folha, que se liga ao caule ou ao ramo,
através do pecíolo (VIDE PECÍOLO ).

O limbo também é chamado de ¨lâmina¨cda folha.
  


Na teologia cristã, o Limbo, é um conceito religioso de caráter escatológico, sendo ele presente, como por exemplo, na Igreja Católica. Na tradição católica, é a morada após a morte das crianças sem batismo que permanecem "à margem" da presença de Deus.

O Limbo na Igreja Católica Apostólica Romana, é "um lugar fora dos limites do Céu, onde se vive de forma esquecida e sem a visão plena da eternidade e privado da visão beatificada de Deus", não descartando a felicidade suprema e eterna.
  

Limbo é o nome do lugar para onde vão as almas das crianças que morrem sem Batismo, e antes de ter o uso da razão. É claro que esses bebês, não tendo o uso da razão não tem pecados pessoais, e, portanto, não podem ir para o inferno. Mas como não receberam o Batismo, suas almas não tiveram perdoado o pecado original com que todo homem nasce. Só quem é batizado tem a culpa original perdoada e, por isso, tem a possibilidade de ir para o céu. Pois disse Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Quem não renascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus" (Jo. III, 3 e 5).

E renascer aí só pode significar renascer espiritualmente na graça de Deus, e não reecarnar-se pois está escrito na Bíblia:

"Está decretado que os homens morrem uma só vez". (Heb. IX, 27).

In Corde Jesu, semper,

Em 2005, o papa Bento XVI convocou cerca de trinta teólogos para que fosse feita uma espécie de "reengenharia celestial" e revisar o conceito do limbo na teologia católica.

Finalmente, em Abril de 2007, a Comissão Teológica Internacional, que reporta à Congregação para a Doutrina da Fé, emitiu um documento afirmando que o limbo não passaria de uma hipótese e que nunca foi um dogma, e que "Deus, no seu grande amor e misericórdia, assegurará que as crianças não batizadas desfrutem da vida eterna com Ele no céu"[1]. O papa Bento XVI confirmou o documento e assegurou que as almas que não tiverem cometido pecados graves vão para o céu, mesmo que não tenham sido batizadas.

Nas denominações religiosas conhecidas como protestantes ou evangélicas, este conceito não existe, pois as crianças são consideradas puras e vão diretamente para o Céu em caso de morte. Nestas denominações, o batismo é permitido somente para pessoas que já têm condições de abdicar, conscientemente, de viver em pecado, e aceitam que seus pecados foram pagos por Jesus Cristo.
  


Outras informações sobre Limbo:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Limbo possui 5 Letras
A Palavra Limbo possui 2 vogais - i o
A Palavra Limbo possui 3 consoantes - l mb
A Palavra Limbo ao contrário: Obmil

1 página - 5 Definições