Letra M
30771 Palavras

Macumba

19 Definições encontradas.
 

Classificação morfossintática:

Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de macumbar
Verbo, imperativo 2a pessoa singular de macumbar
Substantivo, feminino singular

Flexões da palavra Macumba

Imagens:

Significados de Macumba :

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  27 sobe, 18 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

1. Macumba

Por (SP) em 10-02-2010

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o candomblé e a umbanda.
Entretanto, ainda que macumba seja confundida com o candomblé e a umbanda, os praticantes e seguidores dessas religiões recusam o uso da palavra para designá-las.



Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  35 sobe, 26 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Macumba

Isntrumento de percussão feito de bambu utilizado por africanos em tribos antigas, ficando apenas a relação entre o instrumento que éra usado em rituais aos mortos e a magia esotérica dos tempos atuais

Na falta deste conhecimento introduziu-se o tronco de arvores ôcas cobertos com peles de animal, o atabaque de hoje (tambor)


Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  5 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

3. Macumba

Por (SP) em 28-05-2012

Termo definido pela religião da umbanda sagrada:
MACUMBA - MA = uma
- cum = caminho
- ba = conquista
então, significa, " Uma conquista no caminho", também designado " trabalho na vida"

HISTORIA:

MACUNBA é tradição na africa na lingua nago, yorubá,ketu, congo,angola e etc, os negros africanos de diversas tribos, etnias, tinha por costumes se reunir em torno de árvores, considerada sagrada, e diante desta manifestação, tinha a confraternização tribal, tinha a comenoração da guerra pelo conquista e vitoria, tinha o agradecimento pelo alimento ofertado pela divindade aos homens e mulheres, atraves da natureza, tudo isso em virtude dos sagrados orixas e suas diversas manifestações culturais.

ANCESTRAL:

Na india, persia, grego, os egpcios,os astecas, maias,budismo, xintuismo, hinduismo, janaismo, druidismo, os antigos essenios, fariseus, saduceus, e os antigos moradores atlandida utilizava macumba como meio de vida e sobrevivencia,embora, não com a mesma palavra, que tem pelo menos 6 mil de existenciae viajou pelo mundo até chegar em terra brasilis, vera cruz, pelo escravos negros africanos.

"Tudo o que fazemos na vida, tem uma ação, e toda ação tem uma reação,se nos trabalharmos,para o bem comum, é logico pensar, que conquistamos nobremente, A MACUMBA, isso uma forma de estar com o divino"OLORUM"( DEUS), TRABALHAR."

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 0 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

4. Macumba

Por (SP) em 28-05-2012

Macumba - é instrumento musical tipo reco-reco, cuja a madeira é extraida de uma árvore parecida com o jequitiba.

É causa pela qual o ser se desenvolve,conquista.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  2 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

5. Macumba

Por (SP) em 19-08-2009

Madeira usada para fazer o atabaque. A palavra macumba pegou nos meados do século 20 quando pessoas ficavam nas praias batendo o atabaque, então pessoas falavam: já estão batendo a macumba na praia. Com o tempo, a palavra se denominou como trabalhos do candomblé e outras religiões do tipo, e logo quem faz macumba é macumbeiro

Ele fez uma macumba

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  1 sobe, 1 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

6. Macumba

Por (SP) em 21-06-2012

Instrumento Africano de Percussão. Macumbeiro é quem toca .

Macumba é um instrumento

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  48 sobe, 49 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

7. Macumba

Por (RJ) em 06-10-2008

É uma religião afro-brasiliera. A religiosidade é, ainda hoje, confundida com 'despacho', o 'ebó' das encruzilhadas. Contribuiram para essa troca de sentidos, os pastores da chamada 'igreja universal' que consideram a Macumba uma desgraça contra o deus deles. A Macumba tem origem no povo Banto, tão presente na nossa cultura e por isso, merecedora de respeito.

"Sou macumbeiro
sou poeta
e brasileiro
um pé na Africa
e outro no Rio de Janeiro"
(dominio público)

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  15 sobe, 16 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

8. Macumba

Por (MG) em 28-01-2010

No início do século XX com o surgimento da Umbanda, esta que muitas vezes era realizada nas praias começou a ser conhecida pelo termo macumba, pois macumba nada mais é que um determinado tipo de madeira usada para produzir o atabaque usado durante as giras; por ser um instrumento musical, as pessoas referiam-se da seguinte forma: "Estão batendo a macumba na praia", ficando então conhecidas as giras como macumbas ou culto Omoloko.

Com o passar do tempo, tudo que envolvia algo que não se enquadrava nos ensinamentos impostos pelo catolicismo, protestantismo, judaísmo, etc, era considerado macumba. Com isso, acabou por virar um termo pejorativo.

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  3 sobe, 6 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

9. Macumba

Por (SP) em 20-11-2010

Prática de invocar espírito das trevas que fazem o mal.

Chuta que é macumba!

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  38 sobe, 41 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

10. Macumba

Por (RJ) em 27-01-2008

Espécie de tambor utilizado por povos africanos.
Por analogia, passaram a ser conhecidos por esse nome os rituais religiosos afros, onde se observa o uso de tambores de uma forma geral.

Em um ritual dito "de macumba" poderá haver ou não esse tipo de tambor.

Outras Informações:

Palavras com 7 letras

A palavra possui 3 vogais - a u a
A palavra possui 4 consoantes - m c mb
2 páginas - 19 Definições

Publicidade
Dicionário inFormal® possui definições de gírias e palavras de baixo-calão. Seu conteúdo não é adequado para todas as audiências.
Macumba - Significado, Definição, Sinônimos, Antônimos, Palavras Relacionadas, Exemplos
termos de serviço. Mapa de definições

© 2006-2014 Dicionário inFormal®