Classificação morfossintática

Maquiavelismo é um Substantivo, masculino singular ;

Teoria, ação ou procedimento firme em seus propósitos.

Corretamente usada para nomear posturas, eventos, pessoas, governos, administrações, etc. que são focados em um único ponto, ou seja seguem um propósito e ignoram outras ideias, metodologias, diretrizes, pontos-de-vista ou objetivos.

Erroneamente associado a ser malvado, agir de forma injusta, terrível.

O maquiavelismo da oposição é evidente nas críticas cegas ao plano social do atual governo.

O maquiavelismo de G.W.Bush resultou na injustificada invasão ao Iraque.
  


Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe de Maquiavel, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513. Nesta obra e em outras como nos Discursos sobre as décadas de Tito Lívio, propõe Maquiavel, o modelo ideal de príncipe governante, fundando-se na sua experiência política como secretário de príncipes e em suas múltiplas leituras como historiador. Tem uma obsessão sobretudo como há de ser o caudilho que logre a unidade e independência da Itália, vítima de numerosas intrusões exteriores e divisões internas em múltiplas repúblicas que lutam entre si. Propõe, de fato, a figura de Fernando, o católico por causa de sua astúcia.Do ponto de vista ético é muito criticado por autores católicos e protestantes, porque a sua doutrina, mal interpretada, é entendida erroneamente, como sintetiza a famosa frase nunca escrita por Maquiavel que é "os fins justificam os meios". Em verdade, o que foi de fato escrito foi que "certos fins justificam certos meios", como tratado no livro "O Príncipe". Esta visão foi adotada por filósofos neocons na década de 70 para se promover uma política externa perpetuamente agressiva.[

"O tom leve, brilhante, de seu novo amigo, a maneira pela qual encarava a vida, seus paradoxos intercalados de verdadeira máximas do maquiavelismo parisiense, agiam sobre Lucien independentemente de sua vontade. Em teoria, o poeta reconhecia o perigo desses pensamentos, mas, na prática, achava-os, úteis."
(Trecho do livro "Ilusões Perdidas" - Segunda Parte - Cap. XXI de Honoré de Balzac)
  


Outras informações sobre Maquiavelismo:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Maquiavelismo possui 13 Letras
A Palavra Maquiavelismo possui 7 vogais - a uia e i o
A Palavra Maquiavelismo possui 6 consoantes - m q v l sm
A Palavra Maquiavelismo ao contrário: Omsilevaiuqam
Busca reversa Onomasiológica por Maquiavelismo

1 página - 2 Definições