Classificação morfossintática

Messianismo é um Substantivo, masculino singular ;

1. Crença na vinda de um messias, que anuncia a instara uma época de felicidade e justiça.
2. Qualquer movimento político-religioso baseado nessa crença.

O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença.
  


Messianismo implica na vinda ou retorno de um ser divino enviado por uma Divindade, que virá libertar a humanidade. O termo "messias" vem do hebraico 'mashiah' e do grego 'christós'. Ele é uma entidade com poderes e tarefas que deve mobilizar a favor de um grupo ou de um povo subjugado. Este termo também é usado a alguém investido de uma missão sagrada, nem sempre com a conotação devida.

A volta de jesus, narrada em Apocalipse, que vem resgatar seu povo oprimido na forma de um guerreiro acompanhado de uma legião de santos.
Observa-se também, ao longo da história e na literatura universal a presença constante de um certo messianismo, como no Sebastianismo em portugal, com ecos no Brasil, que influenciou movimentos como o de Canudos e do Contestado, o Cíclo do Rei Artur na bretanha e de uma forma menos evidente na "Mensagem", de Fernando Pessoa.
Fenômenos como a revolta sertaneja liderada por Antonio Conselheiro em Canudos, com aspectos claramente messiânicos, ocorrem em momentos de crise política, quando o povo fica a mercê de suas próprias crenças e esperanças.
  

O messianismo é, em termos restritos, a crença divina - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido. Há entretanto um uso mais amplo - e às vezes indevido - do termo para caracterizar movimentos ou atitudes movidas por um sentimento de "eleição" ou "chamado" para o cumprimento de uma tarefa "sagrada".
As tendências messiânicas são visíveis em certos fenômenos nacionais, como o Sebastianismo em Portugal ou o Ciclo Arturiano com origem na Bretanha.

Em Portugal, pode-se considerar mesmo a obra "O Quinto Império" do Padre António Vieira de um teor messiânico que se encontrará também, transfigurado, na "Mensagem" de Fernando Pessoa, onde conceitos filosóficos, como o do Super-Homem hegeliano, se misturam com elementos do ocultismo e da idéia de destino ou fado, também próprio da identidade cultural portuguesa.
  


Outras informações sobre Messianismo:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Messianismo possui 11 Letras
A Palavra Messianismo possui 5 vogais - e ia i o
A Palavra Messianismo possui 6 consoantes - m ss n sm
A Palavra Messianismo ao contrário: Omsinaissem

1 página - 3 Definições