Classificação morfossintática

Monopólio é um Substantivo, masculino singular ;

È como se denomina uma situação em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Este monopólio pode ser resultado de uma lei, patente, licença, economia de escala ou outros fatores. O monopólio é a situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, por isso pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo.

O modelo do monopólio parte do princípio de que a empresa pretende maximizar seu lucro. Sob o regime monopolista o lucro atinge seu ápice quando o custo marginal equaliza-se com a receita marginal. Como salienta Ferguson (1984):
  


É o mesmo que exclusividade

Antigamente Portugal tinha monopólio sobre os produtos exportados do Brasil colônia.
  

Privilégio legal ou de fato, que possui um indivíduo, uma companhia ou um governo de fabricar ou de vender certas coisas, de explorar certos serviços, de ocupar certos cargos: no Brasil, o Estado possui o monopólio da exploração petrolífera.
Comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou um grupo tornar-se único possuidor de determinado gênero de mercadorias para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
Posse exclusiva, propriedade de um só.
Fig. Pretensão de exclusividade: tem o monopólio da virtude.

Temos que acabar com esse monopólio
  


Outras informações sobre Monopólio:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Monopólio possui 9 Letras
A Palavra Monopólio possui 5 vogais - o o o io
A Palavra Monopólio possui 4 consoantes - m n p l
A Palavra Monopólio ao contrário: Oilóponom

1 página - 3 Definições