Expressão formada pelo advérbio de negação "não"+ verbo "saber" de 2ª conjugação em 1ªpessoa do singular + preposição "por" + pronome relativo "que"= quais + substantivo feminino plural "cargas" + preposição "de" apostrofada + substantivo feminino singular "água".
Ignorar o motivo, desconhecer as causas ou o processo que levou a um determinado resultado.
A expressão data de fins do século XIII, quando começaram as primeiras navegações portuguesas em águas do Atlântico norte. Região sujeita a súbitas tempestades, era freqüente que as naus se dirigissem às ilhas açorianas ou de Madeira, e acabassem chegando às costas marroquinas ou senegalesas. Daí a expressão significar "desconhecer como algo se passou"

Não sei por que cargas d'água o meu nome foi incluído no SERASA.
  


"Esta expressão aparece constantemente na linguagem oral, sob forma interrogativa: 'Por que cargas d'água aconteceu isto' ou 'Porque cargas d'água fulano fez aquilo?' João Ribeiro mostra que já no 'Ulíssipo', de Jorge Ferreira, que data de 1547, estão estas perguntas: 'Nisto há de estar a minha vida? e por qual carga d'água?' Diz o autor das 'Frases Feitas', explicando o sentido primitivo da locução: 'A carga d'água fez moer ao moinho e o aguaceiro sempre foi alegado como pretexto para não cumprir alguma obrigação. (...) Mas, quando não chove, é natural que se pergunte ao relapso: Mas por que carga d'água? ou, onde o motivo forte?".

Não sei por que cargas d'água você perdeu o vôo.
  


Outras informações sobre Não sei por que cargas d'água:

Palavras com 29 Letras
A Palavra Não sei por que cargas d'água pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Não sei por que cargas d'água possui 29 Letras
A Palavra Não sei por que cargas d'água possui 12 vogais - ao ei o ue a a 'a ua
A Palavra Não sei por que cargas d'água possui 17 consoantes - n s p r q c rg s d' g
A Palavra Não sei por que cargas d'água ao contrário: Augá'd sagrac euq rop ies oãn
Busca reversa Onomasiológica por Não sei por que cargas d'água

1 página - 2 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português